Um fator que pode colaborar com o sucesso do Ubuntu é o fato do Google ter comprado a Motorola Mobility, que trouxe certo receio ao mercado. Ele seria uma alternativa ao Android (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2011 às 16h01.
São Paulo – O sistema operacional Ubuntu, baseado em Linux, já prepara sua entrada no mercado de tablets, smartphones e TVs inteligentes.
Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, produtora do Ubuntu, afirmou em seu blog que a empresa já vem discutindo parcerias com fabricantes de hardware há mais de 18 meses.
Porém, segundo Shuttleworth, a Canonical continuará trabalhando na atualização do Ubuntu 12.04 até o mês de abril de 2012, e somente após esse período é que a empresa dará maior enfoque aos dispositivos móveis.
O executivo também afirmou que a nova interface do Ubuntu, a Unity, foi desenvolvida com esta visão de mobilidade em mente, para que criasse uma tecnologia coerente entre todos os dispositivos.
“Nós investimos no design e engenharia do Unity, motivados pelo pensamento de que interfaces para computadores poderiam convergir com plataformas móveis e touch futuramente. E hoje estamos convidando toda a comunidade Ubuntu para moldar essa possibilidade; em um mundo onde o Ubuntu rodará em telefones móveis, tablets, televisões e mesmo PCs, criando um mundo onde o conteúdo estará disponível entre todos os dispositivos”, apontou Shuttleworth.
Outro fator que pode colaborar com o sucesso do Ubuntu em múltiplas plataformas é o fato do Google ter comprado a Motorola Mobility, que trouxe certo receio ao mercado. Desta forma, o Ubuntu mobile seria uma alternativa ao Android para diversas empresas.
A Canonical deverá detalhar a ideia do Ubuntu em múltiplas plataformas na próxima semana, durante o evento para desenvolvedores Ubuntu Developer Summit. Espera-se que a primeira versão do sistema compatível com dispositivos móveis chegue em 2014, com a versão 14.04.