Tecnologia

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

O primeiro lançamento comercial está previsto para 2026, em Los Angeles, Califórnia

Janaina Camargo
Janaina Camargo

Redatora na Exame

Publicado em 24 de abril de 2025 às 17h26.

A Uber e a Volkswagen Group of America, subsidiária da Volkswagen, anunciaram nesta quinta-feira, 24, uma parceria inovadora: as empresas pretendem lançar em até 10 anos uma frota de veículos elétricos e autônomos nos Estados Unidos.

Com operadores humanos nas fases iniciais, os testes começam ainda neste ano. As empresas informaram que cada etapa depende de aprovação regulatória e só será realizada apenas após a autorização necessária. O primeiro lançamento comercial está previsto para 2026 em Los Angeles, Califórnia.

Uma fonte ouvida pelo TechCrunch afirmou que a frota de veículos autônomos contará com operadores de segurança humanos ao volante até se tornarem totalmente autônomos - isso em 2027.

No processo, a MOIA, marca de mobilidade autônoma da Volkswagen, vai fornecer sua solução integrada para a direção autônoma, incluindo o ID. Buzz AD e um sistema baseado em software, para ser implementado na plataforma da Uber.

“A Volkswagen não é apenas uma fabricante de automóveis — estamos moldando o futuro da mobilidade, e nossa colaboração com a Uber acelera essa visão”, disse Christian Senger, CEO da Volkswagen Autonomous Mobility.

Senger completou dizendo que o que realmente os diferencia é a capacidade de unir o melhor dos dois mundos: "Expertise em fabricação em larga escala com tecnologia de ponta e um profundo conhecimento das necessidades de mobilidade urbana.”

Acompanhe tudo sobre:EmpresasUberVolkswagen

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo