Uber desafia Califórnia e mantém carros autônomos

Executivo explicou que o Uber não planeja obter uma autorização estadual e prevê continuar transportando passageiros em São Francisco

O Uber disse nesta sexta-feira que manterá seus carros autônomos nas ruas de São Francisco, desafiando a ordem do governo da Califórnia para a suspensão deste programa piloto de veículos sem motorista.

"Com todo o nosso respeito, não concordamos com a interpretação da regulamentação sobre carros autônomos do Departamento de Veículos a Motor (DMV) da Califórnia, em particular de que o Uber necessita de uma permissão para operar em São Francisco", declarou Anthony Levandowski, vice-presidente para tecnologias avançadas da empresa.

Levandowski assinalou que seus automóveis ainda "são supervisionados por um operador a cada momento".

O executivo explicou que o Uber não planeja obter uma autorização estadual e prevê continuar transportando passageiros em São Francisco, apesar da ameaça de uma ação judicial.

Em uma carta ao Uber, o advogado do DMV, Brian Soublet, afirmou que a autorização é necessária para proteger os usuários.

"É ilegal que a companhia opere veículos sem motorista em vias públicas enquanto não receber autorização para testar veículos autônomos", escreveu o advogado.

Vinte empresas foram aprovadas para testar um total de 130 veículos autônomos, destacou o DMV.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.