Tudo bem fazer xixi no mar? Químicos dizem que sim
Um novo vídeo feito pela Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês) explica que não tem problema em urinar no oceano
Da Redação
Publicado em 26 de agosto de 2014 às 09h39.
Não é preciso se sentir culpado da próxima vez que fizer xixi no mar. Um novo vídeo feito pela Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês) explica que não tem problema em urinar no oceano. O xixi pode, inclusive, alimentar a fauna marinha.
O xixi é, literalmente, uma gota no oceano. O Oceano Atlântico, por exemplo, tem 350 quintilhões de litros de água. Se todas as 7 bilhões de pessoas que vivem no mundo atualmente fizessem xixi no mar, a quantidade de ureia no mar seria de aproximadamente 60 partes por trilhão. Uma quantia insignificante para as dimensões marinhas.
Segundo o vídeo, 95% da urina humana é água. O sódio e o cloro, substâncias presentes na urina, estão em 96.5% da água do mar.
Além disso, a urina contém muito nitrogênio. Quando essa substância reage com a água forma amônia, que alimenta as algas.
Tudo isso sem contar que todos os animais marinhos urinam no oceano. Uma baleia jubarte, por exemplo, joga no mar 970 litros de urina por dia.
Logo, sinta-se livre para fazer xixi no mar. Só não vale urinar em áreas de preservação natural, como recifes de coral, e em piscinas.
Veja abaixo o vídeo produzido pela ACS:
//www.youtube.com/embed/eqR2bLsdhs4