Tim Schafer faz 46 anos; relembre os melhores games do designer
O designer de games Tim Schafer foi uma das figuras centrais da LucasArts nos anos 90 e fundou seu próprio estúdio, Double Fine Productions, em 2000. Seu currículo...
Da Redação
Publicado em 26 de julho de 2013 às 05h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h03.
Tim Schafer foi uma das figuras centrais da LucasArts nos anos 90 e fundou seu próprio estúdio, Double Fine, em 2000. Seu currículo envolve participações em games fenomenais que fizeram história. Para comemorar o aniversário do designer nesta sexta-feira (26), relembramos 10 jogos incríveis em que ele esteve envolvido.
Full Throttle: Este foi o primeiro projeto que Schafer liderou na LucasArts, sendo responsável pelo design e pelo roteiro. Lançado em 1995, este adventure point-and-click tem o motoqueiro Ben como protagonista.
Grim Fandango: Sucessor de Full Throttle entre os jogos principais de Schafer, este game misturou a dinâmica dos filmes noir com as crenças em torno do feriado mexicano do Dia dos Mortos. O título foi muito elogiado pelos críticos, mas fracassou financeiramente e foi a última contribuição do designer com a LucasArts.
Psychonauts: Em 2005, Schafer voltou aos holofotes com sua primeira grande produção fora da LucasArts. Este game de plataforma, lançado para PC, PS2 e Xbox, marcou o retorno em grande estilo - fora do gênero pelo qual o designer ficou conhecido, mas com qualidade reconhecida por todos.
Brütal Legend: Em mais uma investida por novos caminhos, Schafer apostou neste jogo de ação com elementos de estratégia em tempo real (RTS). O game foi lançado em 2009 para PS3 e Xbox 360 e ganhou versão para PC recentemente. O ator Jack Black rouba a cena dublando o protagonista roqueiro Eddie Riggs.
Maniac Mansion: Em 1990, Schafer ofereceu sua contribuição a este clássico da LucasArts, ajudando a adaptá-lo para o NES (Nintendinho). Esse foi o trabalho que trouxe o designer de vez para a empresa na qual passaria praticamente o resto da década.
The Secret of Monkey Island: Schafer pôde trabalhar novamente ao lado de Ron Gilbert (designer principal de Maniac Mansion) neste jogo de 1990, mas numa posição mais nivelada, colaborando ao lado de Dave Grossman com roteiro, programação e design.
Monkey Island 2: LeChucks Revenge: O jogo original foi tão bem recebido que ganhou continuação um ano depois, feita pelo mesmo trio (Schafer, Grossman e Gilbert). Novamente, as críticas foram favoráveis e abriram caminho para mais projetos do gênero na LucasArts.
Day of the Tentacle: Em 1993, antes de receber maior autonomia de criação na LucasArts, Schafer teve sua primeira oportunidade de liderar um projeto - e isso ocorreu com a sequência impagável de Maniac Mansion. Um trio inesquecível de protagonistas, viagens no tempo e muitas cenas insólitas fazem esse jogo ser imperdível.
Costume Quest: Após a EA cancelar a sequência de Brütal Legend, a Double Fine iniciou diversos projetos experimentais. Um deles foi este jogo, roteirizado por Schafer, que se destacou ao mostrar os irmãos gêmeos Reynold e Wren em busca de doces durante o Halloween.
The Cave: A ideia para este jogo de Ron Gilbert surgiu ainda na época da LucasArts, mas só foi viabilizada após Schafer convidá-lo para trabalhar na Double Fine e concretizar o projeto.
Atualmente, a grande espera com relação à produção de Schafer está centrada no jogo Broken Age, do qual o designer será diretor e roteirista. Trata-se do primeiro adventure point-and-click que Schafer fará desde Grim Fandango. O projeto foi sucesso absoluto no Kickstarter e deve ser lançado em 2014.