Tecnologia

Terremoto de 8 graus provoca alerta de tsunami no Chile

Estados brasileiros também foram afetados pelo tremor

Terremoto (Reprodução)

Terremoto (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 08h38.

Um forte terremoto de 8 graus abalou nesta quarta-feira a região central do Chile, balançando prédios, provocando um alerta de tsunami e deixando a população em pânico, informou o Centro Simológico Nacional da Universidade do Chile (CSN).

Inicialmente, a Marinha chilena tinha estimado o sismo em 7,2 graus, mas posteriormente, o governo ajustou a magnitude para 8 graus na escala Richter.

O Serviço Sismológico dos Estados Unidos (USGS) informou um terremoto de 8,3 graus de magnitude, situando o epicentro 230 km ao norte de Santiago.

O tremor ocorreu às 19H54 local (e Brasília), com epicentro situado 36 km a oeste da localidade de Canela Baja, na região de Coquimbo (500 km ao norte de Santiago), a uma profundidade de 11 km, segundo o CSN.

O Serviço Hidrológico e Oceanográfico da Marinha (Schoa) emitiu um alerta de tsunami para toda a costa do país, ordenando a evacuação das cidades situadas à beira-mar.

O terremoto foi de longa duração e seguido de vários tremores secundários muito fortes.

Em Santiago, capital chilena com 6,6 milhões de habitantes, o terremoto causou pânico e milhares de pessoas foram às ruas, constatou um jornalista da AFP.

"Preliminarmente, não foram reportados danos a pessoas, alteração de serviços básicos ou infraestrutura em virtude deste sismo", indicou um informe do Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisINFOTerremotos

Mais de Tecnologia

Google fará parceria com BlackRock para ampliar energia solar em Taiwan

Fusão do Paramount+ pode significar competição mais acirrada para Netflix e Disney; entenda

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Engenheiro brasileiro cria moto elétrica projetada para o Brasil e custando R$ 24.990

Mais na Exame