Tecnologia

Telebrás ativa 4,6 mil quilômetros de fibras ópticas

Fibras ópticas interligarão nove estados da Região Nordeste a Brasília (DF), com o objetivo de levar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) aos habitantes da área

Cabos de fibra óptica: com essa ativação, a rede de banda larga da empresa chega a 21 estados, apta a atender mais de 600 municípios (Getty Images)

Cabos de fibra óptica: com essa ativação, a rede de banda larga da empresa chega a 21 estados, apta a atender mais de 600 municípios (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 11h36.

São Paulo - A Telebrás ativou 4,6 mil quilômetros da rede de telecomunicações de fibras ópticas interligando nove Estados da Região Nordeste a Brasília (DF), com o objetivo de levar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) aos habitantes da área e atender as necessidades de infraestrutura para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, segundo comunicado publicado no site da empresa, nesta sexta-feira.

"Mais de 20 milhões de pessoas podem ter acesso à internet de 1 Mbps por até R$ 35,00 mensais, resultado da ativação da rede de Brasília a Salvador", informou na nota a Telebrás. Segundo a empresa, os 4,6 mil quilômetros foram divididos em dois trechos, que vão abranger 51 cidades e três regiões metropolitanas, por meio de provedores regionais interessados em participar do PNBL.

O primeiro trecho interligará diretamente Brasília, Palmas (TO), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral, Fortaleza e região metropolitana (CE). De Fortaleza sai o segundo trecho, passando por todo o litoral nordestino até Salvador e Região Metropolitana, na Bahia.

Com essa ativação, a rede de banda larga da empresa chega a 21 Estados, apta a atender mais de 600 municípios por meio dos provedores. A estimativa é chegar a 1,5 mil municípios até o final de 2013, destacou a empresa.

A Telebrás acrescentou que atuou por um ano para viabilizar este trecho, que está preparado para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps, ao mesmo valor de hoje para 1 Mbps. A nova velocidade de 2 Mbps pelo mesmo valor de R$ 35,00, já considerado o ICMS, foi determinada pela presidente Dilma Rousseff para meados de 2013.

O conselho de administração da Telebrás aprovou em outubro proposta de criação de subsidiária para prestar serviços à Fifa durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasTelecomunicaçõesTecnologia da informaçãoTelebrasFibra óptica

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA