SUV elétrico da Volkswagen abre nova batalha contra a Tesla

Linha ID é parte do ambicioso plano da Volkswagen de montar 1,5 milhão de veículos elétricos por ano até 2025

A subsidiária americana da Volkswagen anunciou nesta quarta-feira seu utilitário esportivo elétrico ID.4 e uma estratégia de preços para abrir uma nova frente na competição com a Tesla e outras montadoras.

O alcance do ID.4 é menor do que o SUV elétrico compacto Model Y da Tesla, que percorre mais de 483 quilômetros entre cargas de energia.

Mas a Volkswagen espera compensar isso oferecendo o ID.4 a um preço menor do que o Model Y. Os clientes podem se beneficiar ainda mais de subsídios federais e estaduais para veículos elétricos, para os quais a Tesla não se qualifica mais.

O ID.4 custará inicialmente 39.995 dólares e será cerca de 5.000 dólares mais barato quando a empresa começar a produzi-lo nos Estados Unidos, disse a Volkswagen.

Em comparação, o Model Y da Tesla custa 49.990 dólares, o SUV Model X sai a 79.990 dólares e seu veículo mais barato, o Model 3, custa 37.990 dólares. O presidente executivo da Tesla, Elon Musk, disse na véspera que quer montar um carro elétrico para ser vendido a 25.000 dólares, daqui a três anos.

A linha ID é parte do ambicioso plano da Volkswagen de montar 1,5 milhão de veículos elétricos por ano até 2025. No mercado dos Estados Unidos, o ID.4 também visa colocar a Volkswagen de volta na lista de compras dos consumidores afastados pelo escândalo de fraude de emissões de diesel da marca.

O ID.4 será o primeiro SUV elétrico compacto que pode ser vendido por cerca de 35.000 dólares — visando um segmento de alto volume e nível de preço médio dos veículos vendidos nos Estados Unidos, disse o chefe da Volkswagen da América, Scott Keogh.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.