Tecnologia

Startup transforma veículos em roteadores Wi-Fi nas cidades

O novo recurso permitirá o acesso à internet por milhares de cidadãos


	Ônibus transformado em roteador de Wi-Fi circula em Portugal: a tecnologia ajudará a prefeitura a coletar dados para ajudar no planejamento urbano da cidade
 ( Reprodução/ YouTube/ Veniam)

Ônibus transformado em roteador de Wi-Fi circula em Portugal: a tecnologia ajudará a prefeitura a coletar dados para ajudar no planejamento urbano da cidade ( Reprodução/ YouTube/ Veniam)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2015 às 11h19.

A cidade de Porto, em Portugal, inaugurou um novo recurso que permitirá o acesso à internet por milhares de cidadãos ao transformar mais de 600 ônibus e táxis em roteadores Wi-Fi.

Além de transformar os meios de transporte em pontos de acesso à internet, a tecnologia ajudará a prefeitura a coletar dados para ajudar no planejamento urbano da cidade.

Por meio de sensores instalados nos veículos, será possível detectar os pontos que precisam de reparos nas estradas, já que o aparelho registra e transmite qualquer colisão que possa acontecer devido a buracos e outros problemas.

Sensores instalados pelas lixeiras da cidade também poderão dizer se elas estão cheias para que a prefeitura faça a coleta do material, mantendo a cidade sempre limpa.

Criada por uma startup chamada Veniam, originada na Universidade do Porto, a tecnologia serve cerca de 70 mil pessoas por mês e já atraiu entre 50 a 80% de tráfego de usuários que antes tinham que usar os dados móveis para navegar na web.

A empresa recebeu 4,2 milhões de dólares por meio do financiamento de capital de risco e já estabeleceu sua sede em Montain View, na California. Ao site Mashable, o fundador da Veniam e professor associado da Universidade do Porto, João Barros, afirma que pretende expandir o serviço para mais cidades.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsPortugalWi-Fi

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo