Startup cria tecnologia que imprime objetos por pensamento

A startup chilena Thinker Thing acaba de criar uma tecnologia que permite captar ondas cerebrais que, grosso modo, são transformadas em objetos para impressão

Com a revolução das impressoras 3D, já vimos inúmeros objetos sendo impressos, inclusive armas. Contudo, já imaginou se pudéssemos imprimir o que estamos pensando? Parece impossível, mas, na verdade, é algo que já faz parte da nossa realidade.

Isso porque a startup chilena Thinker Thing acaba de criar uma tecnologia que permite captar ondas cerebrais que, grosso modo, são transformadas em objetos para impressão.

O sistema funciona mais ou menos assim: um headset capta as ondas e ao mesmo tempo, um software manda estímulos cerebrais por meio de imagens pré-definidas (como curvas, círculos, linhas, etc.), já que existem algumas limitações neurológicas e da própria tecnologia.

Em seguida, o programa começa a moldar o objeto aos poucos até que, uma vez finalizado, ele é impresso usando uma impressora 3D da MakerBot, uma das fabricantes mais conhecidas no ramo.

A tecnologia já tem seu primeiro projeto em andamento, chamado Monster Dream. Ele consiste em criar monstros imaginados por crianças de diversos locais do Chile. Financiado pelo IndieGoGo, o projeto ainda dará origem a uma exposição com todos os monstros criados e é claro, seus “criadores”.

As informações são do CanalTech.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.