Tecnologia

Sony Xperia E4

Seguindo sua renovação semestral de dispositivos móveis, a Sony lançou recentemente no Brasil o Xperia E4, o quatro integrante desta linha de produtos em três anos. O produto traz inovações de design, mas continua com uma configuração de hardware intermediária, o que o mantém na briga contra o Samsung Galaxy Win 2 Duos TV. Design […]

INFO

INFO

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2015 às 19h21.

logo-infolab

Seguindo sua renovação semestral de dispositivos móveis, a Sony lançou recentemente no Brasil o Xperia E4, o quatro integrante desta linha de produtos em três anos. O produto traz inovações de design, mas continua com uma configuração de hardware intermediária, o que o mantém na briga contra o Samsung Galaxy Win 2 Duos TV.

Design

O visual do Xperia E4 é bem diferente do que vimos do E1, um aparelho assumidamente retangular, com cantos pontudos e de péssima ergonomia. Desde que lançou o topo de linha Xperia Z3, a Sony mudou o padrão de design de seus dispositivos móveis, corrigindo esse problema. Com isso, temos um Xperia E4 cujos cantos são arredondados, o que ajuda no encaixe na mão e na acomodação no bolso.

Esse smartphone é feito em plástico e tem uma tintura fosca. No modelo preto que passou pela análise do INFOlab, não vimos marcas de dedos aparentes na parte traseira do produto por conta do uso, diferentemente do que acontece com aparelhos com tampa de vidro ou Gorilla Glass. O botão de desbloqueio de tela se encontra na lateral direita ao lado dos controles de volume. Não há um botão dedicado para a câmera – um item que a Sony parece ter eliminado em prol ou do design ou da redução do custo de produção.

A carcaça do gadget parece ser resistente, mas não há proteção Corning Gorilla Glass na tela, um item famoso por sua resistência.  

O alto-falante do E4 é mal posicionado. Ele fica na parte traseira inferior do smartphone. Com isso, o usuário abafa o som se segurá-lo na vertical e também na horizontal. Por outro lado, a Sony acertou no posicionamento da saída de fones de ouvido, que fica no topo do dispositivo. Isso é especialmente bom para quem o deixa no bolso enquanto escuta músicas.

Tela

A tela é um ponto fraco do Xperia E4. O maior de todos. Não pelo tamanho de 5 polegadas, mas pela resolução de 540 por 960 pixels. Isso é problemático porque este é um aparelho que a Sony espera que você use para ver vídeos, afinal, ele tem receptor de TV digital (1-seg). Com isso, a experiência televisiva é ruim neste aparelho e, nesse ponto, ele perde de longe para o Moto G , que conta com tela HD. A densidade de pixels no E4 é de 220 por polegada, enquanto o Moto G tem 294.

Configuração

O Xperia E4 não é um smartphone potente, seu apelo é o baixo custo, que pode eventualmente ser absorvido pelas operadoras que podem oferecê-lo gratuitamente na venda conjunta com planos pós.
O chipset do aparelho não é da Qualcomm, mas da Mediatek (MT6582). São quatro núcleos de processamento (Cortex A7) com velocidade máxima de 1,3 GHz. Há 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno, sendo que 4,2 GB estão realmente livres. Quem quiser expandir o espaço para guardar arquivos precisará de um cartão microSD que pode ser de até 32 GB.

Nos benchmarks, o Novo Moto E deixou o E4 para trás com folga.

Quadrant (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia E48562
Novo Moto E13977
AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia E419252
Novo Moto E23358
Vellamo (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia E41718
Novo Moto E1972
3D Mark (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Xperia E42120
Novo Moto E2502

O Bluetooth 4.1 do E4, no tanto, oferece uma vantagem para quem utiliza fones de ouvido sem fio. A tecnologia apt-x, presente por padrão, faz com que o sinal de áudio sofra menor perda de qualidade no processo de sair do smartphone e ser captado pelos fones.

Bateria

Longe de alcançar a até agora misteriosa duração de bateria excepcional do Xperia E1 (10h), o E4 aguentou o teste de uso intenso de bateria do INFOlab por 6 horas e 14 minutos. É importante ressaltar que, como os demais membros da família de smartphones da Sony, o aparelho tem modos de economia de energia que ajudam a estender a autonomia de uso.

Sistema

O sistema do E4 é o que normalmente encontramos nos demais aparelhos da Sony, um Android KitKat com interface personalizada. Na pasta de aplicativos, por exemplo, há um menu adicional que pode ser acessado deslizando o dedo da esquerda para a direita da tela. Lá, é possível organizar apps em ordem alfabética ou buscar algo que esteja guardado no smartphone. Fora isso, há widgets nas telas iniciais destacando os apps pré-instalados da Sony, coisas que podem ser removidas facilmente.

A maior parte das mudanças realmente benéficas ficam no software da câmera. Há modos de foto interessantes, como o reconhecimento automático de cena, que realiza ajustes sem a intervenção do usuário; a possibilidade de capturar um foto com som (salvo num formato específico e não reproduzível em muitas plataformas online); e um modo chamado RA, que coloca animações em realidade aumentada na sua fotografia.

Como de praxe, uma série de aplicativos são pré-instalados no smartphone, sejam joguinhos como o Bejeweled 2 ou o Danger Dash, sejam apps com caráter de produtividade, como o LinkedIn e o  Notícias do Sociallife. Sem dúvida, o app que se destaca é o Modo Festa. Usando o Xperia E4, é possível ser o host de uma festa no ambiente digital. Com isso, outros aparelhos podem se conectar a ele para montar a playlist musical de uma festa. As fotos também podem ser compartilhadas entre os smartphones pareados. É um jeito criativo e conectado de dar uma festa.

Câmera

Conforme já mencionado, os modos de câmera são interessantes no Xperia E4. Porém, a qualidade das imagens é boa somente se a iluminação do ambiente também for, ou se a fotografia for tirada ao ar livre, sob luz solar.

Quem procura um smartphone com clique ágil vai se decepcionar o E4. O intervalo entre o toque no botão de captura e o registro da imagem é de cerca de um segundo. Isso não é um problema para tirar retratos ou fotos posadas. Mas fotografia de rua com esse aparelho é inviável.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

A câmera frontal faz selfies aceitáveis em locais bem iluminados, mas a resolução é de, no máximo,  2 MP.

Foto por: INFO

Os vídeos são gravados em Full HD pela câmera principal e em HD pela dianteira.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rxU-PiYLTcs%5D

Vale a pena?

O Xperia E4 é um smartphone que transita entre as categorias básica e intermediária. Ele é, por exemplo, um bom concorrente do Galaxy Win 2 Duos TV, da Samsung, que oferece experiência de uso similar. Porém, o aparelho em si não traz nada de excepcional, sendo um bom dispositivo para quem não exigir muito dele.

Ficha técnica

SistemaAndroid 4.4.4 (Kitkat)
ChipsetMediatek MT6582
CPU (SoC)Cortex A7 Quad Core 1,3 GHz
GPU (SoC)Mali-400MP2
RAM1 GB
Armazenamento8 GB (4,2 GB livres) + microSD de até 32 GB
ConexõesWi-fi n, Bluetooth 4.1, A-GPS, Rádio FM
Tela5'' (540x960)
Câmeras5 MP e 2 MP
Bateria6h14
Peso144 g
L x A x P (cm)7,5 x 13,7 x 1,1

Avaliação técnica

PrósBoa câmera; Ergonômico; Tela grande
ContrasBaixa resolução de tela; TV digital
ConclusãoSmartphone com câmera razoável e preço baixo
Configuração8,3
Usabilidade8,1
Diversão7,4
Bateria7,2
Design7,6
Foto 7,0
Média7.8
PreçoR$ 629
Acompanhe tudo sobre:AndroidInfolabReviewsReviews INFOSmartphonesSony

Mais de Tecnologia

Denunciar vazamento de dados fica mais fácil com mudanças da ANPD

Depois do TikTok, EUA quer proibir os drones da chinesa DJI

Como saber quantas pessoas visitaram seu perfil no Instagram

Filha dos fundadores do Flickr desaparece nos Estados Unidos

Mais na Exame