Snowden celebra os dois anos da revelação sobre a espionagem em massa da NSA
Dois anos após a revelar que a NSA estava espionando milhões de cidadãos inocentes, Edward Snowden comenta sobre a
Da Redação
Publicado em 5 de junho de 2015 às 06h52.
Dois anos após a revelar que a NSA estava espionando milhões de cidadãos inocentes, o ex-contratado da agência de segurança norte-americana Edward Snowden, escreveu um texto no site do jornal The New York Times, falando sobre uma nova geração pós-terror que estaria surgindo.
Segundo o analista de sistemas, essa geração se recusa a justificar a prática de uma vigilância em massa simplesmente por medo. Pela primeira vez depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, é possível notar esboço de políticas que se afastam do medo e da reação em favor da razão e resiliência, escreve ele.
Depois de dois anos, a diferença é profunda. Em um único mês, o invasivo programa de rastreamento de chamadas foi declarado como ilegal pela corte dos EUA e repudiado no congresso, diz.
No texto, Snowden também fala sobre a demanda das empresas e das pessoas que passaram a se preocupar mais com a segurança de seus dados, passando a utilizar a tecnologia da criptografia, que antes era considerada como algo desnecessário. Para ele, tudo isso é consequência de uma população mais informada e engajada.
Depois da virada do milênio, poucos imaginariam que os cidadãos de democracias desenvolvidas teriam que defender o conceito de uma sociedade aberta contra seus próprios líderes, disse Snowden. Leia a carta completa neste link.