Simuladores de romance encontram lugar no Tokyo Game Show
Os namorados virtuais são criados na medida certa para atender as expectativas femininas, das menos às mais exigentes no mundo real
Da Redação
Publicado em 18 de setembro de 2014 às 08h02.
A tendência não é nova no Japão, mas se confirma: cada vez mais jogos simulam uma relação amorosa entre uma jogadora e seu companheiro ideal em um aplicativo para smartphones.
Isso fica evidente em um estande dedicado a este tema no Tokyo Game Show, onde mais de 400 desenvolvedores apresentam seus jogos ao grande público entre sábado e domingo.
Os namorados virtuais são criados na medida certa para atender as expectativas femininas, das menos às mais exigentes no mundo real.
O jogo "Room Share Love Days", da Voltage Romance Apps, destinado a mulheres na faixa dos 30 anos, simula a convivência, "porque é cada vez mais comum entre os jovens japoneses dividir um apartamento".
A vantagem deste tipo de convivência virtual é que não gera problemas, já que seus companheiros não ficam deitados o dia todo no sofá ou esvaziam a geladeira, mas, pelo contrário, dão flores à jogadora, preparam sobremesas e são muito agradáveis.
A maioria dos jogos do Voltage Romance podem ser baixados gratuitamente, mas é necessário pagar para passar às diferentes etapas.
Assim como ocorre com outros jogos, estes simuladores de relações incluem a opção de compartilhar os avanços nas redes sociais.
O estúdio Ambition, por sua vez, navega pelas turbulentas águas do antropomorfismo virtual ou da zoofilia com criaturas que são "metade animal, metade namorado".
"O namorado gato - que tem orelhas de felino e corpo humano - é o mais popular e o mais sofisticado", explica um porta-voz da empresa.
O criador Sunsoft se apropria de um conceito muito explorado pelo mangá e pela animação denominada BL (boy's love), centrada em histórias de amor homossexual entre belos homens.