Tecnologia

Samsung e LG revelam televisores com telas OLED curvas

Considerada como o futuro das telas, tecnologia é mais eficiente no consumo de energia e oferece imagens com contraste maior que as telas de LCD


	Modelo posa com televisão OLED da Samsung na feira CES 2013, em Las Vegas
 (David Becker / Getty Images)

Modelo posa com televisão OLED da Samsung na feira CES 2013, em Las Vegas (David Becker / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 19h05.

Priorizar nos meus resultados Google

Las Vegas - A sul-coreanas Samsung e LG Electronics revelaram na terça-feira televisores com telas superfinas e curvadas, na expectativa de tornarem-se líderes iniciais de mercado na nova tecnologia de diodos orgânicos emissores de luz (OLED).

Considerada como o futuro das telas de aparelhos de consumo, a tecnologia OLED é mais eficiente no consumo de energia e oferece imagens com contraste maior que as telas de cristal líquido (LCD). Além disso, permite telas tão finas que os futuros aparelhos portáteis poderão se dobrar como papel.

Os painéis OLED usam um composto químico orgânico como um dos principais componentes. O composto emite luz quando é exposto a uma corrente elétrica.

Tanto a Samsung quanto a rival LG exibiram durante a Consumer Electronics Show (CES) de 2012 modelos de televisores com telas OLED de 55 polegadas. Mas neste ano as empresas avançaram a tecnologia, exibindo painéis curvados, que permitem que a distância entre o usuário e a tela seja a mesma de qualquer ângulo.

A LG, por enquanto a única empresa vendendo a tecnologia de próxima geração, assumiu a dianteira aceitando encomendas por TVs OLED na semana passada. Os aparelhos não estarão disponíveis para entrega até fevereiro.

A Samsung informou que planeja lançar TVs OLED curvas e planas no primeiro semestre deste ano.

Por causa dos altos custos de produção, a TV OLED deve assumir uma fração do mercado global de televisores nos próximos dois a três anos. A LG está vendendo o modelo OLED de 55 polegadas por 10.300 dólares.

Enquanto isso, a japonesa Panasonic revelou na CES deste ano um protótipo de tela OLED de 56 polegadas.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaEmpresas coreanasTVTelevisãoGadgetsSamsungLG

Mais de Tecnologia

Prédio de luxo de Santa Catarina terá robô que pegar elevador sozinho para fazer entregas

Apple deve lançar iPhone dobrável de mais de US$ 2 mil no primeiro teste de Ternus como CEO

Qual smartphone tem a melhor bateria? Líder do ranking dura 23 horas

Sentiu a internet mais rápida no Rock in Rio? Isso tem nome: 5G Advanced