Exame Logo

Samsung decidiu bater de frente com Apple após morte de Jobs

Documentos que fazem parte do julgamento de plágio da Samsung mostram que executivos decidiram que após a morte de Jobs era a hora de atacar a Apple

Apenas após a morte de Steve Jobs a Samsung achou que era hora de atacar a Apple e o iPhone (Dave Paul Morris/ Getty Images)

Victor Caputo

Publicado em 16 de abril de 2014 às 10h40.

São Paulo – A Samsung achou que o momento certo para atacar a Apple era após a morte de Steve Jobs . As informações estão em documentos que fazem parte do julgamento sobre plágio da Samsung.

Dois depois da morte da Steve Jobs, Michael Pennington, um executivo da Samsung, enviou um e-mail interno. Infelizmente, a morte de Steve Jobs levou a uma imensa cobertura da imprensa sobre a ‘superioridade’ da Apple e do iPhone , todos criados pelo ‘apaixonado, incansável, perfeccionista’, diz o e-mail, se referindo a Jobs.

Pennington ainda escreve como a cobertura sobre a Apple é sempre tão positiva e faz com que os consumidores se sintam bem em comprar gadgets da empresa. Eu já vi isso por tempo demais e sei que essa é a nossa melhor oportunidade para atacar o iPhone, completa o executivo.

Até aquele ponto, a Samsung vinha lidando delicadamente com a Apple. Dentro do mundo da tecnologia, algumas relações são bem complicadas, como a das duas empresas. A Samsung é uma grande fornecedora de peças para a Apple. Caso a sul-coreana assumisse uma posição de ataque, a Apple poderia se revoltar e buscar outro fornecedor, diminuindo os lucros da Samsung. A expectativa até então era que o Google atacasse a Apple, o que não aconteceu.

A resposta para o e-mail de Paddington foi aceitando o convite para brigar contra a Apple. Outro executivo, Todd Pandleton, o chefe de marketing , respondeu que a Samsung começaria uma campanha para desmistificar a Apple.

Iremos desmistificar a percepção das vantagens da Apple (ecossistema/serviços) mostrando como consumidores podem facilmente mudar para o Android e ter mais personalização/mais escolha ao ser parte do ecossistema da Samsung, afirma Pandleton. Ele ainda termina o e-mail com um misterioso: Mais a vir em breve.

//www.youtube.com/embed/GWnunavN4bQ?rel=0

E veio em poucos meses. Em janeiro de 2012, três meses após a troca de e-mails, a Samsung lançou a sua campanha A próxima grande coisa (em inglês no vídeo acima), na qual ataca claramente a Apple.

Desde então a Samsung vem crescendo bastante e atingido sucesso nas vendas de seus smartphones topo de linha, como o recém-lançado Galaxy S5. A empresa hoje é a maior fabricante de smartphones do mundo. Alguns a atacam afirmando que ela é apenas uma boa estratégia de marketing, como o presidente da HTC nos Estados Unidos. De qualquer maneira, o plano da empresa parece ter funcionado.

São Paulo - A Samsung apresentou recentemente o Galaxy S5 , seu novo smartphone topo de linha. Mas o primeiro integrante dessa família de dispositivos foi o Galaxy S , que chegou ao mercado no não tão distante ano de 2010. Desde então, ele recebeu inúmeras inovações, sendo a mais recente um leitor de impressões digitais. Confira a seguir o que mudou no smartphone topo de linha da Samsung desde o início da família Galaxy S.
  • 2. Galaxy S

    2 /10(Divulgação)

  • Veja também

    O Galaxy S foi o primeiro integrante da linha principal de smartphones da Samsung. Ele chegou a ser alvo de processos judiciais movidos pela Apple devido à semelhança do produto com o iPhone, lançado em 2007. Ele tem tela de quatro polegadas com tecnologia Super AMOLED e resolução de apenas 480p por 800p, processador ARM Cortex A 8 dual core com clock de 1 GHz, placa gráfica de 200 MHz,512 MB de memória RAM, Wi-FI, 3G e câmera principal com sensor de 5 MP. Havia versões com 8 GB e 16 GB de armazenamento. O sistema era o então recente Android 2.1. Uma curiosidade é que o Galaxy S vendido no Brasil contava também com sinal de TV digital — algo que desapareceu nas edições futuras.
  • 3. Galaxy S Plus

    3 /10(Divulgação)

  • Em 2011, a Samsung renovou o seu smartphone topo de linha trazendo algumas novidades. O nome passou a ser Galaxy S Plus, o primeiro da linha com processador da Qualcomm. O aparelho era mais potente: memória RAM de 768 MB, processador de 1,8 GHz e 16 GB de armazenamento com suporte a cartão microSD. A tela, no entanto, não evoluiu, se manteve em quatro polegadas com tecnologia Super AMOLED e resolução de 480p por 800p.
  • 4. Galaxy S II

    4 /10(Divulgação)

    O Galaxy S2 chegou ao mercado ainda em 2011 e foi um forte concorrente no mercado de smartphones, batendo de frente com o iPhone 4. Ele tem câmeras de 8 MP e 2 MP e grava vídeos em Full HD. Potente na sua época, o aparelho tem processador ARM Cortex A-9 de1,2 GHz e foi o primeiro a contar com 1 GB de memória RAM, o que permite a instalação de mais aplicativos sem perda de desempenho. Ele rodava Android 2.3 no lançamento e ganhou uma melhoria na tela, que passou a ser de 4.3 polegadas com resolução de 480 por 800 pixels, com tecnologia Super AMOLED Plus. Ele tinha duas versões: 8 GB e 16 GB de memória interna, com suporte a cartão microSD de até 32 GB. Além disso, ele conta com 3G, Wi-FI, DLNA e HDMI.
  • 5. Galaxy S2 HD 4G

    5 /10(Divulgação)

    Essa é uma versão do S2 adaptada para a rede 4G e com uma resolução de tela maior: 720 por 1.280 pixels. O processador era um pouco mais potente, com velocidade de 1,5 GHz. As demais configurações são iguais às do S2.
  • 6. Galaxy S3

    6 /10(Divulgação)

    O Galaxy S3 foi apresentado em 2012 foi o maior smartphone da linha Galaxy até então, com tela de 4,8 polegadas e resolução de 720 por 1.280 pixels. Ele contava com ARM Cortex-A9 quad core Exynos 4 de 1.4 GHz, GPU Mali de 400 GHz, 1 GB de memória RAM e armazenamento de 16 GB ou 32 GB, com suporte a microSD de até 64 GB. Ele tem câmera principal de 8 MP e frontal de 1,9 MP. O design do aparelho é mais curvado, o que favorece a ergonomia. O S3 também conta com 3G, Wi-Fi, DLNA, NFC, entre outras conectividades.
  • 7. Galaxy S4

    7 /10(SeongJoon Cho/Bloomberg)

    O Galaxy S4 foi um aparelho inovador. Ele trouxe diversos recursos diferentes, como a possibilidade de dividir a tela para usar mais de um app ao mesmo tempo, a possibilidade de trocar fotos da galeria apenas passando a mão sobre o aparelho, além de um recurso que permite filmar com as duas câmeras do smartphone ao mesmo tempo. Ele tem processador Exynos 5 octa core 5410 (quad core de 1,6 GHz Cortex A15 + quad core de 1,2 GHz Cortex A 7), 2 GB de memória RAM, câmeras de 13 MP e 2 MP e tela de cinco polegadas com resolução de 1080 por 1920 pixels, com dpi de 441. Além disso, ele tem suporte a 3G e 4G, DLNA, NFC, Bluetooth, entre outras conectividades.
  • 8. Galaxy S4 Zoom

    8 /10(Reprodução/Exame.com)

    A Samsung apresentou seu primeiro smartphone realmente voltado para fotos, o Galaxy S4 Zoom. O aparelho conta com as seguintes configuração: - Sistema: Android 4.2.2
    - Processador: Exynos 4112 Cortex A9 1,5 GHz dual core
    - Armazenamento: 8 GB (com slot para microSD)
    - Tela: 4,3 polegadas
    - Câmera: Câmeras de 16 MP (1080p) e 0,9 MP (720p)
    - Peso: 207 g
    - Duração da bateria: 15h48min
  • 9. Galaxy S4 Active

    9 /10(Divulgação)

    O primeiro smartphone resistente à água e à poeira da Samsung foi o Galaxy S4 Active. Ele pode ficar mergulhado por até 30 minutos a uma profundidade de 1 m. Ele tem tela LCD (em vez da AMOLED no modelo original) de 5 polegadas e resolução full HD, processador de quatro núcleos de 1,9GHz, câmera de 8 MP, suporte a rede 4G (LTE) e roda sistema Android 4.2.2 Jelly Bean.
  • 10. Galaxy S5

    10 /10(Divulgação)

    O Galaxy S5 tem processador quad core de 2,5GHz, 2GB de memória RAM e uma bateria 20% mais eficiente que a do Galaxy S4, segundo a Samsung. O sistema será o Android 4.4.2 KitKat, o mais recente do Google. Ele é resistente á água e a poeira, assim como o S4 Active. Sua grande inovação é que ele conta com leitor de impressões digitais para desbloqueio de tela. O novo display é de 5.1 polegadas, com resolução de 1080p. Outro diferencial é que ele registra filmes em 4K, assim como o Galaxy Note 3 e o Sony Xperia Z2. Além disso, o aparelho conta com um leitor de batimentos cardíacos na parte traseira, próximo à câmera principal.
  • Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhoneSamsungSmartphonesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame