Recenseadores tentam desbloquear aparelhos
Trabalhadores que coletarão dados para Censo 2010 receberam smartphone do governo, porém equipamento vem com funções bloqueadas
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.
São Paulo - Mal começaram a trabalhar com os PDAs (Personal Digital Assistant), smartphones que serão usados durante o Censo, e alguns funcionários já pensam em desbloquear o aparelho.
No Yahoo! Respostas existe um tópico em que alguns funcionários do IBGE trocam informações sobre a ação.
"Os recenseadores têm o computador de mão, e ele possui o aplicativo para a colheita de dados. Alguém sabe como sair dele e usar o aparelho normalmente?", pergunta um primeiro.
"Pelo que pude ver, o aparelho recebeu um programa proprietário, ou seja, a fabricante provavelmente produziu o software de acordo com as especificações do IBGE", responde outro.
Realmente, os smartphones LG GM750 fornecidos pelo Governo aos recenseadores vêm com um sistema proprietário baseado em Windows Mobile e com as funções 3G e de telefonia bloqueadas de fábrica.
Segundo a assessoria de imprensa do IBGE, ao serem contratados, os funcionários assinam um termo de responsabilidade e se comprometem em devolver os aparelhos no final dos trabalhos.
No futuro, os PDAs receberão outros aplicativos e serão reutilizados em novos trabalhos de campo. Parte dos 220 mil dispositivos que serão usados neste censo já foi utilizada no Censo Agropecuário de 2007.
Para esta edição do Censo, o Governo adquiriu 150 mil smartphones modelo LG GM750 pelo valor de 82 milhões de reais. O vencedor da licitação foi o consórcio Daruma/LG.
Pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido online.
A coleta das informações junto à população será 100% digital. Para garantir a sua confiabilidade, os dados serão criptografados.
O Censo 2010 começou no domingo (1) e vai até o dia 31 de outubro. O relatório final será apresentado no dia 27 de novembro.
Siga as notícias de Tecnologia no Twitter