Tecnologia

Proposta de pagamentos via celular deve ir ao Congresso

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a primeira minuta da proposta deve estar concluída em agosto

Pessoa usa celular: o sistema deverá usar o mesmo sistema do envio de mensagens de texto, o SMS (Scott Olson/AFP)

Pessoa usa celular: o sistema deverá usar o mesmo sistema do envio de mensagens de texto, o SMS (Scott Olson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 09h47.

Brasília - O governo federal deve enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para estabelecer a implantação de uma modalidade que permita pequenos pagamentos por meio do telefone celular. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a primeira minuta da proposta deve estar concluída em agosto. A proposta deve ser encaminhada no segundo semestre.

O tema começou a ser debatido em março deste ano, em reunião de Bernardo com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. O sistema, chamado internacionalmente de mobile paymento (pagamento móvel) deverá usar o mesmo sistema do envio de mensagens de texto, o SMS.

O débito poderá ser feito diretamente na conta bancária ou o consumidor fará o depósito de um valor na operadora e poderá fazer compras de quantias pequenas no comércio.

“Tem questões que devem ser regulamentadas pelo Banco Central, como a possibilidade de empréstimos aos clientes”, explicou hoje (11) o ministro.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicameios-de-pagamentoGovernopagamento-via-celular

Mais de Tecnologia

Como o VAR vai funcionar na Copa do Mundo 2026 — e por que será o mais avançado da história

Honor of Kings e Peacekeeper Elite impulsionam receita da Tencent no 1º trimestre

O que é o Cursor e por que programadores estão abandonando o VS Code por ele

Como usar o Perplexity AI: o buscador que está substituindo o Google