Tecnologia

Primeiros resgatados chegam a navio quebra-gelo australiano na Antártida

Primeiros resgatados chegam a navio quebra-gelo australiano na Antártida

Antartida

Antartida

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 13h12.

Os primeiros 30 dos 52 passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy foram resgatados e já chegaram a um navio quebra-gelo australiano, após passar mais de uma semana presos no gelo da Antártida.

O helicóptero do navio quebra-gelo chinês Xue Long (Dragão de Gelo) levou os passageiros a um iceberg e dali, de barcaça, até o navio quebra-gelo australiano Aurora Australis, informou a imprensa australiana.

A Autoridade Australiana de Segurança Marítima, coordenadora da operação, informou que os 22 membros da tripulação permaneceriam no Akademik Shokalskiy à espera de que o gelo se derreta para sair da região.

Desde que o Akademik Shokalskiy pediu ajuda no Dia do Natal, o resgate por via marítima e aérea tinha sido frustrado várias vezes por culpa das más condições meteorológicas na baía de Commonwealth, a cerca de 2.778 quilômetros ao sul da cidade australiana de Hobart.

A embarcação russa relembrava a expedição que há um século o explorador australiano Douglas Mawson realizou na Antártida e que ofereceu o primeiro estudo completo do continente gelado.

Os dados recolhidos por Mawson servem como base de comparação à atual missão organizada e dirigida por Chris Turney, especialista em mudança climática da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália.

Acompanhe tudo sobre:AntárticaINFO

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo