Tecnologia

Primeiros resgatados chegam a navio quebra-gelo australiano na Antártida

Primeiros resgatados chegam a navio quebra-gelo australiano na Antártida

Antartida

Antartida

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 13h12.

Os primeiros 30 dos 52 passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy foram resgatados e já chegaram a um navio quebra-gelo australiano, após passar mais de uma semana presos no gelo da Antártida.

O helicóptero do navio quebra-gelo chinês Xue Long (Dragão de Gelo) levou os passageiros a um iceberg e dali, de barcaça, até o navio quebra-gelo australiano Aurora Australis, informou a imprensa australiana.

A Autoridade Australiana de Segurança Marítima, coordenadora da operação, informou que os 22 membros da tripulação permaneceriam no Akademik Shokalskiy à espera de que o gelo se derreta para sair da região.

Desde que o Akademik Shokalskiy pediu ajuda no Dia do Natal, o resgate por via marítima e aérea tinha sido frustrado várias vezes por culpa das más condições meteorológicas na baía de Commonwealth, a cerca de 2.778 quilômetros ao sul da cidade australiana de Hobart.

A embarcação russa relembrava a expedição que há um século o explorador australiano Douglas Mawson realizou na Antártida e que ofereceu o primeiro estudo completo do continente gelado.

Os dados recolhidos por Mawson servem como base de comparação à atual missão organizada e dirigida por Chris Turney, especialista em mudança climática da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália.

Acompanhe tudo sobre:AntárticaINFO

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores