Tecnologia

Pesquisadores testam avião de papel gigante

Para que ele levantasse voo, foi preciso uma equipe com mais de oito funcionários

Durante o voo, o avião, que pesa cerca de 360 quilos, alcançou a velocidade de 158 km/h de altitude (Divulgação/The Great Paper Airplane Project)

Durante o voo, o avião, que pesa cerca de 360 quilos, alcançou a velocidade de 158 km/h de altitude (Divulgação/The Great Paper Airplane Project)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 17h19.

São Paulo - Pesquisadores lançaram no deserto do Arizona um dos maiores aviões de papel já construídos no mundo, com 13,7 metros de comprimento e asas de 7,3 metros de envergadura.

O voo, que aconteceu na quarta-feira (21), faz parte de um evento promovido pelo Museu Pima do Ar e do Espaço, em Eloy. O objetivo do experimento também é tentar aguçar o interesse dos jovens pela aviação.

Um grupo de engenheiros aeronáuticos se inspirou em Arturo Valdenegro, de 12 anos, que venceu o concurso regional de lançamento de aviões de papel promovido pelo museu. O modelo de Valdenegro foi o que voou mais longe.

O voo foi projetado e planejado pelo engenheiro Art Thompson. Para que ele levantasse voo, foi preciso uma equipe com mais de oito funcionários.

Durante o voo, o avião, que pesa cerca de 360 quilos, alcançou a velocidade de 158 km/h de altitude. Valdenegro acompanhou o lançamento no dia.

O avião de papel foi filmado com uma câmera colocada sobre o corpo do avião. o vídeo mostra o avião sendo levado a uma altura de cerca de 680 metros antes de ser solto e atingir a velocidade máxima.

Confira o lançamento abaixo (este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android) :

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:VeículosTransportesEngenheirosEngenhariaAviões

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs