Pesquisadores criam robô que pilota aviões
Um pequeno robô criado por pesquisadores coreanos é capaz de pilotar aviões comuns, acionando os controles como faria um piloto humano
Maurício Grego
Publicado em 23 de setembro de 2014 às 15h41.
São Paulo -- A expressão piloto automático pode ganhar novo significado em breve. Pesquisadores coreanos adaptaram um pequeno robô para pilotar aviões . Ele é capaz de decolar, voar até um destino especificado e pousar a aeronave. Para isso, o robô aciona os controles como se fosse um piloto humano.
Chamado de Pibot (contração de pilot com robot), o robô dos coreanos é, na verdade, uma versão modificada de um modelo comercial, o Bioloid Premium, da empresa Trossen Robotics.
Pesquisadores do Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia (conhecido no Ocidente pela sigla em inglês Kaist ) adaptaram esse robô para que pudesse operar os controles da aeronave.
Uma câmera instalada na cabeça do Pibot capta a imagem à frente. O software de controle analisa essa imagem para identificar a pista de pouso e outras referências visuais. A máquina também recebe, por meio de cabos, informações vindas dos instrumentos do avião.
Com base nas informações, o robô aciona o manche, os pedais que controlam o leme e o acelerador da aeronave. Ele também é capaz de ligar e desligar chaves no painel para, por exemplo, estender os flaps na hora do pouso.
O Pibot vem sendo testado num simulador de voo. No vídeo abaixo, ele pode ser visto conduzindo um avião Piper Comanche virtual num percurso que inclui a movimentação no aeroporto, a decolagem e o pouso.
David Hyunchul Shim, o líder do projeto, diz que o Pibot vai nos ajudar a criar uma experiência de voo totalmente autônoma, que poderá substituir os pilotos humanos algum dia. Confira o Pibot em ação neste vídeo (falado em inglês):
//www.youtube.com/embed/CGEaOg0l_KA?rel=0