Pesquisadores criam processador que usa gotas de água para transmitir dados
Criado pela universidade de Stanford, o processador deve ser usado como um método avançado para controlar a matéria
Da Redação
Publicado em 9 de junho de 2015 às 07h05.
Cientistas da universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de processador de computador que usa gotas de água para transmitir dados em vez de elétrons.
Os pesquisadores afirmam que esse novo tipo de computador não está sendo desenvolvido para substituir os processadores convencionais. Apesar dele conseguir reproduzir operações matemáticas, os cientistas enxergam esse novo chip como um método avançado para controlar e manipular a matéria.
"Já existem computadores digitais para processar informação. Nossa ideia não é competir com computadores eletrônicos ou operar processadores de texto", afirma o físico Manu Prakash, líder da equipe que coordena o estudo. "Nosso objetivo é construir uma nova classe de computadores que possam controlar e manipular a matéria".
O computador de Stanford é construído com uma série de pequenos pedaços de metal em forma de T e I, estrategicamente colocados de forma que alteram os formatos do campo magnético gerado pelas bobinas que ficam ao redor da máquina.
Dependendo de como esses pedaços de metal são arranjados, as gotas d´água irão se mover em um padrão específico. Como o líquido pode ser uma mistura de diferentes materiais, como minúsculas partículas de ferro, esse novo tipo de computador poderia ser usado para escolher ou separar gotas de diferentes compostos químicos.
Ou seja, o processador funcionaria como uma fábrica ou uma pequena impressora 3D, manipulando materiais suficientemente pequenos para produzir compostos que precisam de técnicas refinadas de manufatura, como medicamentos.
Fonte: Stanford University