Tecnologia

PCs de Osama bin Laden podem revelar segredos da Al Qaeda

A CIA está examinando os computadores apreendidos no esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, em busca de segredos da Al Qaeda

Computadores e dispositivos de armazenamento de dados foram apreendidos pelos americanos na casa de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão (Getty Images)

Computadores e dispositivos de armazenamento de dados foram apreendidos pelos americanos na casa de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2011 às 10h26.

São Paulo -- Os agentes de inteligência da CIA encontraram diversos computadores e discos rígidos na casa onde Osama Bin Laden foi morto, em Abbottabad, no Paquistão, e esperam dessa forma descobrir segredos sobre a rede terrorista Al-Qaeda.

Além dos computadores e HDs, a CIA também encontrou no local mais de 100 CDs, DVDs e USB que podem conter informações sobre possíveis novos ataques terroristas, localização de representantes da organização, além de fontes de financiamento.

"Com certeza encontraremos elementos sobre alvos em potencial e sobre o financiamento. Poderemos também nos inteirarmos de aspectos sobre seus principais pontos de apoio", detalhou John E. MacLaughlin, ex-número 2 da CIA à rede CNN.

Para pesquisadores do Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos dos Estados Unidos, é provável que alguns desses conteúdos levem mais tempo para serem analisados, pois muitos devem estar criptografados.

Segundo informações, como a casa de Bin Laden não possuía acesso à internet e nem telefone, há mais de 10 anos ele empregava técnicas de codificação para evitar interceptações, mesmo não utilizando a rede.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresOsama bin LadenPolíticosTerrorismoTerroristas

Mais de Tecnologia

Amazon anuncia saída do chefe da AWS, sua subsidiária em computação na nuvem

Boticário usa tecnologia adaptativa e cria base que combina com todas as peles

União Europeia prepara novas acusações antitruste contra Microsoft

Apple pode ter primeira greve de sua história com funcionários do varejo

Mais na Exame