Tecnologia

Estados Unidos vão perder a liderança em smartphones, diz estudo

De acordo com levantamento da IDC, os Estados Unidos estão para perder o posto de liderança entre os mercados que mais compram smartphones ainda em 2012

China ultrapassará os EUA este ano como maior mercado de smartphones embarcados (Divulgação / Foursquare)

China ultrapassará os EUA este ano como maior mercado de smartphones embarcados (Divulgação / Foursquare)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 18h45.

São Paulo - Donos de uma forte demanda por serviços de telecomunicações e uma alta taxa de substituição de aparelhos por modelos mais recentes em intervalos de tempo cada vez menores, os mercados emergentes impulsionarão o segmento de smartphones nos próximos anos.

De acordo com projeções do levantamento Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, da IDC, os Estados Unidos estão para perder o posto de liderança entre os mercados que mais compram smartphones ainda em 2012. A China ultrapassará os EUA este ano como maior mercado de smartphones embarcados e, até 2016, Índia e Brasil ocuparão 3ª e 4ª colocações, respectivamente.

A China, segundo dados do levantamento, já vinha recebendo mais carregamentos de smartphones que os EUA nos últimos dois trimestres de 2011 e deve encerrar este ano com participação de 20,7% no total de smartphones embarcados, contra 20,6% dos EUA. Em 2011, as participações eram de 18,2% e 21,3%, respectivamente. E, em 2016, passarão a 20,2% e 15,3%.

Na Índia, o impulso deve vir das implementações de redes 3G e de smartphones de baixo custo produzidos por fabricantes locais. Dessa forma, a Índia deve subir da 9ª posição entre os maiores mercados de venda de smartphones, registrada em 2011, para a 7ª colocação em 2012, chegando a 2016 ao 3º lugar do ranking.

Já no Brasil, o crescimento econômico combinado com o aumento da rede das classes menos favorecidas são os fatores de incentivo à adoção de smartphones pelos consumidores, farão o Brasil, que no ano passado ultrapassou o Japão em volume de vendas de smartphones e ficou com a 11ª posição, subir um degrau no ranking em 2012, para o 10º lugar. Para 2016, a previsão é de que o Brasil tomará a 4ª posição do Reino Unido no ranking.

A troca de posições não significa, entretanto, que mercados maduros como os EUA, Japão e Reino Unido não continuarão crescendo em termos de adoção de smartphones. Crescerão, mas os volumes de smartphones embarcados para esses mercados não farão frente à quantidade destinada aos mercados emergentes, estima a IDC.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaPaíses emergentesSmartphones

Mais de Tecnologia

Trump pode intensificar bloqueio a Huawei e ampliar liderança dos EUA em 5G e 6G, diz Eurasia Group

74,5% do brasileiros jogam videogames com frequência — e classe C está mais incluída no consumo

Startup aeroespacial chinesa se prepara para missões de recuperação de foguetes

Por que usar a IA generativa pode ser um diferencial para os advogados do futuro