Tecnologia

Oferta combinada ainda tem baixa penetração, constata Ipea

Pesquisa realizada pelo Ipea mostra que 70% dos lares brasileiros não têm pacotes combos


	Telefone: dos domicílios que contratam pacotes combos, a maior parte deles (30%) contém telefonia fixa e banda larga
 (Getty Images)

Telefone: dos domicílios que contratam pacotes combos, a maior parte deles (30%) contém telefonia fixa e banda larga (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 16h45.

São Paulo - Apesar do esforço das empresas de telecomunicações em ofertarem os serviços de forma combinada – os chamados combos – pesquisa realizada pelo Ipea mostra que 70% dos lares brasileiros não têm pacotes combos.

De acordo com o levantamento, denominado Sistema de Indicadores de Percepção Social, a possível causa para o fenômeno é o fato de as ofertas combinadas não estarem disponíveis em todas as regiões e não atenderem às possibilidades econômicas da família. Apenas 19,7% contratam serviços de telecomunicações por meio de pacote.

Dos domicílios que contratam pacotes combos, a maior parte deles (30%) contém telefonia fixa e banda larga, seguido do pacote com esses dois serviço e mais a TV por assinatura (24,5%).

Chama a atenção também o fato de que 9,1% dos domicílios brasileiros não contarem com nenhum serviço de telecomunicações. De acordo com o Ipea, provavelmente neste grupo estão domicílios situados na zona rural ou mais de baixa renda.

Telefonia fixa

O levantamento também mostra o processo de substituição da telefonia fixa pela móvel. Quase metade dos domicílios pesquisados (45,6%) respondeu que não conta com o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), sendo que 59,4% afirmaram que a comunicação pelo móvel substitui o fixo. Mas a segunda maior razão em não contratar o serviço de telefonia fixa é o preço (20,2%).

A pesquisa foi realizada em 3.809 domicílios, em 212 municípios, durante o mês de junho de 2013, abrangendo todas as unidades da federação.

Acompanhe tudo sobre:Serviços diversosTelecomunicaçõesTeletime

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame