Tecnologia

O que esperar do evento Microsoft Build (dica: Windows 10)

Hoje acontece o Microsoft Build, evento para desenvolvedores da empresa. Novas informações sobre o Windows 10 devem ser divulgadas

Satya Nadella: CEO da Microsoft deve falar no Build 2015, que acontece hoje (Justin Sullivan/Getty Images)

Satya Nadella: CEO da Microsoft deve falar no Build 2015, que acontece hoje (Justin Sullivan/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 29 de abril de 2015 às 11h59.

São Paulo – Hoje a Microsoft realiza seu principal evento do ano, o Build. Ele tem foco em desenvolvedores, mas serve como palco para anúncios importantes que interessam a todos.

As novidades mais interessantes devem vir do Windows 10. O sistema operacional foi anunciado pela empresa no ano passado. Algumas informações chaves, como a data de lançamento, ainda não foram divulgadas.

Um pouco dentro desse escopo ainda está o novo navegador que irá substituir o Internet Explorer. Ele foi anunciado como parte do Windows 10. Até agora, ele foi chamado de Projeto Spartan – mas este não será seu nome comercial. Alguns dados novos do projeto, assim como seu nome, devem ser um dos focos da conferência.

A proposta do Windows 10 é ser uma plataforma única e responsiva. O sistema funcionaria desde telas gigantescas de uma centena de polegadas até um smartphone de tela pequena. A Microsoft deve, portanto, falar mais sobre sua estratégia de produtos móveis.

Um dos maiores esforços da empresa nessa área tem sido de aumentar a oferta de aplicativos. É esperado que um dos apresentadores fale sobre um projeto que prevê facilidade de transformação de códigos de apps de Android ou iOS para o Windows.

A empresa também prometeu mais informações sobre as HoloLens neste evento. O projeto de realidade virtual, que usa hologramas, foi anunciado pela empresa no ano passado. Informações concretas, no entanto, ainda não foram apresentadas.

Outros núcleos da empresa também devem ganhar alguns destaques. Depois que Satya Nadella assumiu como CEO, a plataforma Azure ganhou destaque. Ela serve, principalmente, como armazenamento e processamento na nuvem para empresas.

O pacote Office é outro trunfo da Microsoft. Especula-se que eles possam transformar o Office em uma plataforma. Com isso, desenvolvedores poderiam criar aplicações e funções para funcionar dentro do Office.

O Microsoft Built acontece nesta quarta-feira. O evento terá início às 12h30 (horário de Brasília). EXAME.com fará cobertura ao vivo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftSatya NadellaTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Mais na Exame