NSA financia criação de linguagem de programação única
"Aplicativos da web são hoje escritos como uma mistura mal coordenada de idiomas, formatos e tecnologias diferentes", diz o pesquisador responsável pelo projeto
Da Redação
Publicado em 14 de agosto de 2014 às 09h24.
São Paulo - Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram uma linguagem de programação universal chamada Wyvern (uma referência a um dragão que tinha duas pernas em vez de quatro) com o objetivo de facilitar a vida de desenvolvedores que hoje precisam se debruçar em diferentes linguagens como CSS, JavaScript e HTML5.
Por trás do projeto está um financiador polêmico: a Agência Nacional de Segurança dos EUA ( NSA ), principal alvo das denúncias de espionagem feitas por Edward Snowden.
"Aplicativos da web são hoje escritos como uma mistura mal coordenada de idiomas, formatos e tecnologias diferentes", diz o pesquisador responsável pelo projeto, Jonathan Aldrich, por meio de nota.
"Essa diversidade aumenta o custo de desenvolvedores para aprender essas tecnologias . Isso também significa que garantir larga segurança para esses sistemas é difícil", afirma. O interesse da NSA no projeto estaria justamente no quesito segurança, já que a agência precisa proteger seu próprio sistema de hackers e ajudar empresas americanas a fazer o mesmo.
A linguagem está sendo desenvolvida e está disponível, em fase beta, para testes. O código é aberto e desenvolvedores podem ver mais detalhes sobre como o Wyvern está sendo desenvolvido pelo GitHub.