Novo aplicativo ensina cegos a tocar violão

App está disponível para smartphones com sistema Android da Samsung e também tem site oficial

São Paulo – Um novo aplicativo ensina cegos a tocar músicas no violão sem a necessidade da leitura de partituras ou cifras em braile. Disponível apenas para smartphones Android da Samsung, o app gratuito é chamado Samsung Áudio Acordes e dita para o usuário os acordes que devem ser tocados em cada trecho da música, ao mesmo tempo em que ela é tocada.

Estão disponíveis 30 opções de músicas de gêneros como pop, rock, sertanejo, cantiga, samba e MPB. Alguns exemplos são "Amor Maior", do Jota Quest, e "Meu Erro", dos Paralamas do Sucesso.

Além do aplicativo para Android, há também um site oficial do projeto da Samsung que pode ser acessado a partir de computadores, tablets e smartphones.

O benefício trazido pelo Áudio Acordes aos deficientes visuais é a possibilidade de saber qual é o próximo acorde da música sem que seja preciso largar o instrumento e consultar, em braile, a partitura.

A iniciativa está alinhada com a campanha de marketing global da empresa "Do What You Can't" ("Faça o que você não consegue").

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.