Tecnologia

Facebook cria novos recursos visando privacidade e segurança

Entre as novidades estão a possibilidade de criação de grupos de amigos e o download de todas as informações publicadas na rede social

Mark Zuckerberg durante a coletiva em que anunciou as novidades (.)

Mark Zuckerberg durante a coletiva em que anunciou as novidades (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2010 às 16h19.

São Paulo - O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira (6) em uma coletiva de imprensa algumas novidades na rede social com o objetivo de ampliar a segurança e a privacidade dos usuários. Uma das principais mudanças é a possibilidade de criação de grupos de amigos, recurso bastante semelhante ao implementado no Orkut, do Google, recentemente.

Com a separação de amigos por grupos, o usuário pode direcionar o compartilhamento de fotos, vídeos, mensagens e documentos sem a necessidade de se expor para todos os contatos na rede social. Além disso, a novidade permite abrir janelas de chat para cada conjunto de amigos e até criar listas de discussão por e-mail.

"Até agora, o Facebook tornava fácil compartilhar informações com todos os amigos ou com todos da rede social, mas não havia uma maneira simples de criar e manter um espaço para compartilhar com pequenas comunidades de pessoas de sua vida, como seus colegas de quarto, de escola, de trabalho e familiares", explicou Zuckerberg. O recurso já está disponível a partir desta quarta para todos os usuários.

Painel de Controle

Ainda durante o lançamento do recurso de criação de grupos, a empresa anunciou outras duas novidades. A primeira delas está diretamente relacionada à segurança dos internautas. A partir de agora o usuário pode controlar os sites e aplicativos externos que têm acesso às informações de seu perfil no Facebook por meio de um painel de controle.

De forma semelhante à que o Twitter faz, o Facebook passa a exibir todos os sites que utilizam o Facebook Connect e as informações que são utilizadas por esses sites. A qualquer momento, o usuário poderá cancelar uma autorização de uso de dados feita anteriormente.

Download de informações

A outra novidade é um recurso que permite ao usuário fazer um backup de todas as informações publicadas no Facebook. Zuckerberg lembrou que qualquer um pode inserir e apagar informações no site, mas não era possível guardá-las fora da rede social. Agora, mensagens, fotos, vídeos, perfil e atualizações poderão ser baixados em um único arquivo compactado para ser guardado no computador.

Leia outras notícias sobre o Facebook

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetPrivacidadeRedes sociaisseguranca-digitalSites

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame