Tecnologia

Nokia pesquisa celular dobrável e flexível

Usando técnica que deposita ouro por meio de sublimação em uma superfície, pesquisadores criaram touchpad que pode ser esticado

Material desenvolvido pela equipe pode esticar até 20% sem queda de performance (.)

Material desenvolvido pela equipe pode esticar até 20% sem queda de performance (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Um celular que pode ser usado ao redor do pulso, amarrado no braço ou integrado à suas roupas. Parece gadget de filme futurista, mas faz parte da realidade de uma equipe de pesquisa da Universidade de Cambridge e do Nokia Research Center, no Reino Unido.

Usando uma técnica que deposita ouro por meio de sublimação em uma superfície, eles criaram um touchpad eletrônico que pode ser esticado como uma borracha, mas ainda responde ao toque e à pressão.

Se hoje em dia as placas de computadores são sólidas, os pesquisadores trabalham para que, muito em breve, elas sejam flexíveis o bastante para criar uma espécie de "pele eletrônica". Atualmente, o material de silicone desenvolvido pela equipe pode esticar até 20% sem queda de performance.

A ideia é que, no futuro, essa tecnologia gere novas maneira de interagir com aparelhos eletrônicos. Segundo a Nokia, as potenciais aplicações variam de celulares usáveis, touchpads que se adaptam às formas do corpo e dispositivos que se integram como parte das roupas.

Veja a demonstração da nova tecnologia (em inglês):

Leia outras notícias sobre a Nokia

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaNokiaPesquisa e desenvolvimentoTendências

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital