Matsushita vai construir a maior fábrica de telas planas do mundo
Com investimento de 1,6 bilhão de dólares na nova planta, empresa japonesa pretende aumentar a economia de escala e assim manter-se líder
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
A japonesa Matsushita anunciou nesta terça-feira (10/1) que irá investir cerca de 1,6 bilhão de dólares em uma nova fábrica de telas de plasma, a maior do mundo neste segmento. A planta será construída na cidade de Amagasaki, na região oeste do Japão, informou o jornal britânico Financial Times.
As telas de plasma, sobretudo as TVs, formam um dos mais competitivos mercados da atualidade. Com os preços caindo a uma média de 30% ao ano, os fabricantes vêm correndo contra o tempo para aumentar a economia de escala de produção, ao mesmo tempo diminuindo custos.
A Matsushita, conhecida pelo público consumidor como Panasonic, é líder do mercado em TVs de plasma e uma das poucas a conseguir resultados positivos com a operação. Segundo os executivos, ainda há demanda pelo produto: a expectativa é de que o mercado global dobre de tamanho até o final de 2006, chegando a 10 milhões de unidades vendidas. Até 2010, esse número pode chegar a 25 milhões.
De acordo com a empresa de pesquisa DisplaySearch, a Matsushita detém 26% do mercado de telas planas, seguida pelas coreanas LG, com 15% e Samsung, com 13%. A Pioneer, outra concorrente, foi obrigada a fechar duas fábricas recentemente, em função de ganhos abaixo do esperado.