Tecnologia

Valor de mercado da Samsung chega a US$ 102 bi

Empresa já é uma das mais valiosas do setor de tecnologia. Fora dos EUA, perde apenas para a Vodafone

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.

A Samsung subiu no ranking e começa o ano de 2006 como a segunda empresa de tecnologia mais valiosa fora dos Estados Unidos, perdendo apenas para a britânica Vodafone. O valor de mercado da companhia sul-coreana atingiu os 102 bilhões de dólares nos pregões desta quarta-feira (4/1), passando as rivais Nokia, Motorola e Samsung, informou o jornal britânico Financial Times.

Nos últimos quatro anos, a Samsung se transformou numa gigante mundial na fabricação de diversos produtos, entre eles chips, telas de cristal líquido e telefones celulares. O faturamento da empresa praticamente duplicou no período de 2000 a 2004, chegando a 57 bilhões de dólares. As ações bateram recorde nos pregões de hoje, com aumento de 5,1% no valor dos papéis. No ano passado, os ganhos por ação foram de 46%.

Segundo analistas ouvidos pelo Financial Times, as vendas de produtos de alta tecnologia ajudaram, mas eles também lembram que o valor das ações da Sambung estavam desvalorizadas desde a crise asiática de 1997 se comparadas com outros players do setor.

No próximo dia 13, sexta-feira, a empresa anuncia os resultados financeiros do quarto trimestre e os analistas estão otimistas. Eles esperam um faturamento acima do obtido em 2004, apesar de admitirem um lucro menor. A expectativa é de um lucro líquido no valor de 7 bilhões de dólares.

Resultados tão robustos, dizem os analistas, vêm permitindo que a Samsung invista mais em pesquisa e desenvolvimento do que suas rivais. Nos últimos cinco anos, foram gastos 50 bilhões de dólares na criação de novas tecnologias.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF

Veja como escolher uma boa ferramenta de BI