Morre inventor do mouse, Douglas Engelbart

O trabalho do cientista contribuiu para os fundamentos da informática moderna

Los Angeles - O engenheiro e precursor da informática Douglas Engelbart, inventor do "mouse" do computador, faleceu nesta terça-feira à noite, aos 88 anos, na Califórnia - anunciou nesta quarta o instituto tecnológico que leva seu nome.

O cientista morreu em casa, em Atherton, no Vale do Silício, informou o instituto à AFP.

Nascido no estado de Oregon, Engelbart se instalou na Califórnia e se tornou pesquisador do Stanford Research Institute, após realizar estudos de engenharia elétrica e de informática nos anos 1950, quando um computador podia ocupar vários cômodos.

Seu trabalho contribuiu para os fundamentos da informática moderna. As pesquisas de Engelbart levaram às vídeo e teleconferências, ao e-mail, às "janelas" e aos textos de informática, embora seu nome tenha ficado associado, sobretudo, à criação do "mouse".

O primeiro "mouse" de computador foi uma caixa de madeira com duas rodinhas de metal. A patente foi apresentada em 1967 e obtida em 1970.

Durante um congresso, em 9 de setembro de 1968, diante de uma plateia de cerca de mil pessoas em San Francisco, o engenheiro fez a primeira apresentação em videoconferência com a ajuda de um "mouse". O evento fez história na informática.

Atherton produziu 21 patentes e, em 2000, recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia, a maior distinção do setor.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.