Tecnologia

Morre astrônomo que descobriu cometa alvo da missão Rosetta

Klim Churyumov morreu repentinamente aos 79 anos.


	Imagem da superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko: descobridor morreu neste domingo
 (Reprodução/ESA/Rosetta/Philae/CIVA)

Imagem da superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko: descobridor morreu neste domingo (Reprodução/ESA/Rosetta/Philae/CIVA)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2016 às 13h14.

Kiev — O astrônomo ucraniano Klim Churyumov, um dos dois descobridores do cometa que foi o destino da bem-sucedida missão espacial europeia Rosetta, morreu ontem aos 79 anos, informaram neste domingo veículos de imprensa locais.

O cientista, diretor do Planetário de Kiev e presidente da Sociedade Ucraniana de Amantes da Astronomia, morreu repentinamente, por causas ainda desconhecidas, quando viajava para a cidade de Kharkiv, no nordeste do país.

Em 1969, enquanto analisava fotografias do cometa 32P/Comas Solà capturadas pela astrônoma ucraniana Svetlana Gerasimenko, Churyumov descobriu um novo cometa, que batizou de 67P Churyumov-Gerasimenko.

A morte do astrônomo ucraniano acontece duas semanas depois que a missão Rosetta concluiu com sucesso com o impacto controlado da sonda sobre a superfície do núcleo do cometa, uma massa de gelo, rocha e pó de 10 bilhões de toneladas e com 25 quilômetros cúbicos de volume.

A missão Rossetta, na qual participaram mais de 50 empresas de 14 países europeus, começou em 2 de março de 2004 e percorreu 6,4 bilhões de quilômetros até chegar ao cometa em agosto de 2014. 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoAstronomia

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs