Tecnologia

Ministro defende um organismo multilateral para internet

"Defendemos que a internet seja governada por um organismo multilateral, e não centralizada nos EUA", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo


	Paulo Bernardo: Não podemos deixar de ficar indignados com essa xeretagem em nível mundial", disse o ministro sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos
 (Agência Brasil)

Paulo Bernardo: Não podemos deixar de ficar indignados com essa xeretagem em nível mundial", disse o ministro sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2013 às 14h10.

Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, criticou nesta quinta-feira, 11, a forma como a internet é regulada internacionalmente, por meio de um órgão sediado na Califórnia e sujeito às regras do Estado norte-americano.

"A governança da internet está muito mal colocada internacionalmente. Defendemos que a internet seja governada por um organismo multilateral, e não centralizada nos EUA", disse Bernardo em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia do Senado.

O ministro comentou que notícias a respeito de monitoramento e interceptação de dados são divulgadas há muito tempo pelos veículos de comunicação, mas a novidade seria o fato do ex-técnico da CIA Edward Snowden ter rompido com esse sistema e feito denúncias.

"Essa é uma oportunidade para o Brasil e todo o mundo ter conhecimento desses fatos. Não podemos deixar de ficar indignados com essa xeretagem em nível mundial. Não é anormal que Estados mantenham segurança nas redes, mas não é aceitável invadir a privacidade dos cidadãos", disse .

Bernardo citou ainda uma conversa com autoridades norte-americanas no fim do ano passado, onde elas teriam dito que um organismo multilateral abriria espaço para que governos de alguns países "bisbilhotassem" seus cidadãos. "O triste é que, apenas seis meses depois disso, ficamos sabemos que os próprios americanos têm feito isso nos últimos anos."

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilInternetMinistério das ComunicaçõesPaulo Bernardo

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA