Tecnologia

Microsoft entra na briga pelo mercado de VoIP

Aquisição da americana Teleo é parte da estratégia da companhia de investir em serviços para competir com o Google

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

Investir em mais serviços para a internet é a nova estratégia da Microsoft para concorrer com adversários de peso, como o Google. A nova investida da companhia é a aquisição de uma pequena empresa americana chamada Teleo especializada em criar soluções de VoIP para celulares, telefones fixos e computadores pessoais. O valor do negócio não foi divulgado.

Fundada em 2003, a Teleo tem apenas 25 funcionários e está sediada na cidade de São Francisco. Toda a operação será agora incorporada à Microsoft. De acordo com o americano The Wall Street Journal, o negócio não significa que a empresa passará a oferecer serviços convencionais de VoIP, como chamadas de voz via internet para telefones fixos. O mais provável, segundo o jornal, é que a tecnologia adquirida com a Teleo seja aplicada em melhorias de seu serviço de mensagens instantâneas, o MSN. Esse serviço já permite que usuários enviem mensagens de voz para pessoas previamente cadastradas em suas listas.

"A Teleo nos ajudará a ser mais completos", afirma o vice-presidente da unidade de MSN da Microsoft, Blake Irving. Com a tecnologia VoIP, um internauta poderá pesquisar determinado número de telefone pela ferramenta de busca do MSN uma pizzaria, por exemplo e enviar uma mensagem de voz com seu pedido via internet. Até o final do ano, segundo Irving, as novas tecnologias começarão a ser testadas.

O acordo reforça a estratégia da Microsoft de reforçar sua liderança em áreas onde o Google é menos competitivo, como as mensagens instantâneas. Nos últimos anos, Bill Gates tentou, com pouco sucesso, concorrer com o Google no segmento de ferramentas de busca. Mas a disputa não será tão fácil. A Microsoft também enfrentará, em breve, a concorrência do Google Talk, uma plataforma aberta na internet para chamadas e voz e envio de mensagens instantâneas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman