Microsoft anuncia o Windows Phone 8. Veja as novidades

Dois dias depois de revelar os tablets Surface, a Microsoft apresentou nova versão de seu sistema para smartphones, o Windows Phone
Os futuros smartphones com Windows poderão ter tela HD, sistema de pagamentos via NFC e conector para cartão de memória (Divulgação)
Os futuros smartphones com Windows poderão ter tela HD, sistema de pagamentos via NFC e conector para cartão de memória (Divulgação)
M
Maurício GregoPublicado em 20/06/2012 às 16:09.

São Paulo — Num evento em São Francisco na Califórnia, a Microsoft apresentou, nesta quarta-feira, o Windows Phone 8, nova versão de seu sistema operacional para smartphones que vinha sendo identificada pelo codinome Apollo. O evento acontece apenas dois dias depois de a empresa revelar sua linha de tablets Surface.

Entre as empresas que deverão usar o Windows Phone 8 estão Nokia, Huawei, Samsung e HTC. Os primeiros smartphones com o novo sistema deverão ser lançados no final do ano. A má notícia é que aparelhos com Windows Phone 7 não vão rodar a nova versão.

O Windows Phone 8 aproxima os smartphones que usam o sistema da Microsoft dos PCs e tablets com Windows, sinalizando uma convergência parcial entre os três tipos de dispositivo. O núcleo do Windows Phone passa a ser o mesmo do Windows 8. Veja quais são as principais novidades para o usuário.

1 Novos tamanhos de tela

O Windows Phone 7 admite apenas telas de 800 por 400 pixels. A nova versão vai permitir o uso de telas de maior resolução. É uma mudança necessária para fazer frente aos smartphones com Android e suas telas gigantes. A do Galaxy S III, da Samsung, por exemplo, é de 1.280 por 720 pixels.

2 Pagamentos pelo celular

O Windows Phone 8 vai suportar a conexão sem fio NFC, que já é encontrada em alguns smartphones com Android. Com ela, em algum futuro não muito distante, vai ser possível fazer pagamentos apenas aproximando o smartphone de um terminal. A Microsoft diz que vem trabalhando com operadoras de celular e empresas de meios de pagamento nos Estados Unidos para implantar sua solução de carteira digital no Windows Phone.


3 Cartão de memória

O sistema operacional da Microsoft vai suportar um conector para cartão de memória removível. É outro recurso que já existe em diversos smartphones com Android. Ele facilita a transferência de músicas, fotos e outros tipos de conteúdo do PC para o smartphone e vice-versa. Também permite ampliar a capacidade de armazenamento do celular.

4 Nokia Mapas

Como parte da parceria entre Microsoft e Nokia, o sistema operacional passa a contar com o aplicativo de mapas da Nokia. Ele substitui o Bing Maps, da própria Microsoft. O  app da Nokia fornece instruções de navegação por voz e permite usar os mapas mesmo quando não há acesso à internet.

5 Internet Explorer 10

A nova versão do browser móvel da Microsoft traz melhor compatibilidade com sites que usam código em JavaScript para gerar as páginas na web.

6 Tela inicial personalizável

O usuário terá mais opções para personalizar a tela inicial do Windows Phone, que vai manter seu aspecto quadriculado, adotado também no Windows 8.

7 Recursos para empresas

O Windows Phone 8 suporta criptografia de dados e tem alguns recursos novos de segurança. Também tem funções que facilitam o gerenciamento do smartphone. São novidades dirigidas às empresas.