Exame Logo

Malware se espalha pelo Twitter por meio do encurtador goo.gl

Links maliciosos direcionam para página de falso antivírus

Twitter recomenda evitar clicar em links com encurtador do Google (Divulgação/Twitter)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2011 às 10h23.

São Paulo – Um novo worm está espalhando links com códigos maliciosos através de contas legítimas no Twitter. Os links utilizam o encurtador URL do Google, o goo.gl, e levam o usuários para a página de um falso antivírus.

De acordo com a empresa de segurança Sophos, os usuários que clicam no link são direcionados para a página de uma suposta solução antivírus chamada Security Shield. Na verdade o programa apresentado como antivírus é um malware, identificado como Troj/FakeAV-CMG e pode ser facilmente detectado por programas de proteção legítimos.

Veja também

O perfil oficial de segurança do Twitter, o Safety, também identificou essa nova ameaça e informou que já está auxiliando os usuários que tiveram suas contas atacadas e utilizadas para espalhar o malware.

Tanto o Safety como a Sophos aconselham os usuários a não clicar nas URL curtas com goo.gl e, caso cliquem, que não baixem o antivírus indicado.

Os usuários que notarem em sua conta links com esse encurtador, mas que não tenham feito a postagem, devem mudar as senhas do Twitter imediatamente e fazer uma varredura no computador com seu software de segurança.

Acompanhe tudo sobre:AntivírusEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleHackersInternetRedes sociaisSitesTecnologia da informaçãoTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame