Lojas brasileiras fazem hoje liquidação Boxing Day

Depois da Black Friday, mais uma liquidação anual ganha força no Brasil. É o Boxing Day, realizado no primeiro dia útil depois do Natal

São Paulo — Já tradicional na Inglaterra, nos Estados Unidos e em outros países, a liquidação pós-natalina Boxing Day começa a ganhar força no Brasil. A promoção acontece nesta segunda-feira, primeiro dia útil depois do Natal, e envolve várias das principais lojas de varejo online, que oferecem descontos de até 70%.

Entre as lojas que aderiram ao Boxing Day no Brasil estão Submarino, Abril Shopping, Compra Fácil, Netshoes, Walmart, Dell e Saraiva. O site Busca Descontos – que também organizou a liquidação Black Friday, no dia 25 de novembro, no país –  montou uma página com as ofertas das lojas participantes.

A Dell, por exemplo, oferece um notebook Vostro 3550 por 2.099 reais. Segundo o Busca Descontos, o preço de tabela é 3.099 reais. Há um desconto de 1.000 reais, ou 32%. No Submarino, um televisor Philips com tela de LED full HD de 40 polegadas está à venda por 1.599 reais, 38% menos que o preço regular de 2.599 reais.

A e-bit, que monitora o comércio online no Brasil, avalia que, no ano passado, o Boxing Day movimentou 2,2 bilhões de reais no Brasil. Para este ano, a previsão é que as vendas sejam 20% maiores, chegando a 2,6 bilhões de reais. Se, de fato, a iniciativa fizer sucesso, as lojas estarão antecipando as liquidações pós-natalinas que, em geral, são feitas em janeiro no país.

O Boxing Day é feriado no Reino Unido, na Austrália, no Canadá e em outros países – geralmente ex-colônias britânicas. O nome parece ter vindo do fato de que, no passado, ingleses ricos costumavam distribuir caixas com presentes a seus empregados nesse dia.

Mais recentemente, as lojas passaram a aproveitar o dia para liquidar mercadorias que sobraram no estoque depois das vendas de Natal. Na Inglaterra, onde a tradição começou, há lojas que abrem de madrugada e é comum se formarem longas filas diante delas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.