Tecnologia

Kobo Glo

Avaliação de Lucas Massao / Medindo 11,4 x 15,6 x 1 cm, o Kobo Glo não se destaca por ter um design inovador ou um material especial, mas o ereader é bem construído e de fácil empunhadura.  A traseira emborrachada, o peso (136 gramas), e a tela de 6 polegadas tornam o Kobo Glo um […]

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2013 às 10h00.

logo-infolab

Avaliação de Lucas Massao / Medindo 11,4 x 15,6 x 1 cm, o Kobo Glo não se destaca por ter um design inovador ou um material especial, mas o ereader é bem construído e de fácil empunhadura.  A traseira emborrachada, o peso (136 gramas), e a tela de 6 polegadas tornam o Kobo Glo um leitor pequeno, leve e prático.

Usabilidade

A função mais interessante durante a leitura é a iluminação. Ela é feita por 5 LEDs localizados na parte inferior do aparelho e produz um efeito uniforme e agradável. A intensidade do brilho pode ser ajustada em uma barra que é invocada após apertarmos um botão na parte superior do leitor.

O processador de 1 GHz faz com que a mudança de páginas seja rápida, mas a tela não reconheceu toques sutis, o que pode ser bom para evitar mudanças acidentais de páginas durante a leitura.

Com mais de 3 milhões de títulos disponíveis, o Kobo Glo aceitou os formatos epub, mobi e pdf sem maiores problemas. Já arquivos em .txt não foram aceitos e o leitor mostrou uma tela branca no lugar. Isso significa que o usuário precisa prestar atenção no formato de seus textos. Uma boa opção para não perder tempo procurando por um formato específico é o Calibre um software gratuito que organiza e converte ebooks.

Visualmente, a tela inicial do Kobo não impressiona nem desagrada. Nela, os livros lidos recentemente aparecem em destaque e um menu para acessar biblioteca e sincronizar livros.

A transmissão de arquivos pode ser feita por drag and drop (o computador reconhece o Kobo como um dispositivo de armazenamento), pelo Adobe Digital Editions, e pelo Kobo Desktop. Com a última opção é possível sincronizar a biblioteca do seu computador com outros aparelhos da Kobo.

Um detalhe interessante é a possibilidade de se fazer anotações, sublinhar trechos, mudar a fonte do texto, aumentar o espaçamento entre as linhas, reduzir o tamanho das margens e até mesmo a justificação.  O ereader também possui um tradutor de palavras para o inglês, francês, alemão, italiano, holandês, espanhol e português.

A navegação utilizando o Wi-Fi não é muito agradável. Os sites demoram para atualizar e a maioria das fotos e imagens ficam sem graça em preto e branco. Além disso o reader conta com um sketch pad para desenhos e anotações. A função não respondeu muito bem aos toques, mas é útil em algumas ocasiões.  

Para descontrair, o Kobo Glo tem xadrez e sudoku, os jogos funcionam bem e podem ser pausados.

Outro fator importante é a bateria. Nos testes, o ereader aguentou 20 horas e 30 minutos com Wi-Fi e iluminação ligada. 

Considerações finais

O atrativo do Kobo Glo é a iluminação, com ela ler em ambientes de baixa luminosidade não é algo nada complicado. Mas o preço alto (449 reais) pode afastar quem não faz questão de utilizar o recurso de luz.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/536d8fb21e8e397bdf78038c6787de45

Ficha técnica

Dimensões11,4 x 15,6 x 1 (cm)
Bateria20h30min
Peso184g
Formatos suportadosEpub, pdf, mobi, jpeg, gif, png, tiff, txt, html, xhtml, rtf, cbz e cbr
Armazenamento2 GB (expansível até 32 GB via microSD)
Tela6 polegadas

Avaliação técnica

PrósIluminação ConfortLight,conexão Wi-Fi,navegador web
ContrasSem caixa de som, ocorreram algumas travas, sendo preciso reinicializar o aparelho,não permite adicionar dicionários a princípio.
ConclusãoO recurso de luz possibilita a leitura em qualquer ambiente, mas acaba aumentando o preço do produto final. Existem opções mais baratas no mercado se você não faz questão da luz.
Compatibilidade8
Usabilidade8,1
Configuração8,5
Bateria7,2
Design7,9
Extras8,1
Média8.0
PreçoR$ 449
Acompanhe tudo sobre:AcessóriosE-books

Mais de Tecnologia

TikTok diz preferir fechar o aplicativo nos EUA do que vender

Quem quer, e consegue, comprar o TikTok?

China lança missão espacial Shenzhou-18

Google adia planos de bloquear cookies de terceiros mais uma vez

Mais na Exame