Jogadores gravam primeira ópera virtual em Minecraft

Espetáculo é obra de alunos e músicos e foi realizado no Virgina Tech, no Estados Unidos; ópera foi transmitida ao vivo e está disponível na web

Vista seu terno virtual e sente-se em frente ao computador: um grupo de estudantes e músicos gravou e disponibilizou na web a primeira ópera da história de Minecraft. O evento, que também foi transmitido ao vivo e ganhou o nome de Operacraft, torna-se mais uma das provas de que o jogo de visual simples é, de fato, incrivelmente flexível.

O projeto foi iniciado em março deste ano, no instituto Virginia Tech, nos Estados Unidos. Segundo o site Polygon, a ideia inicial era transmitir o espetáculo em um espaço da própria escola. Mas como o local só comportava 100 pessoas, a professora Ariana Wyatt, assistente na organização, e o diretor do show decidiram por transmitir a apresentação ao vivo.

 A ópera, claro, não é toda feita no Minecraft. No jogo, ficaram os personagens da obra e o cenário – uma cidadezinha de aspecto medieval –, tudo controlado pelos alunos envolvidos no projeto. A dublagem foi feita por atores vocais do próprio Virginia Tech, enquanto um piano e um pianista, postos próximos ao telão onde passava-se a ação, proviam a música.

Um ponto interessante a se notar no vídeo, aliás, é o movimento “labial” dos personagens, algo que não existe no Minecraft. A função, explicam os responsáveis na página do streaming, só foi possível graças a um mod adaptado pelos próprios estudantes e disponibilizado aqui – caso queira fazer a sua própria ópera no jogo. Confira abaixo o espetáculo completo, que começa nos 22 minutos, aproximadamente.

http://new.livestream.com/accounts/6221035/events/2565769/videos/36459149/player?autoPlay=false&height=360&mute=false&width=640

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.