Ciência

Já acordou confuso de manhã? Entenda por que isso acontece

De acordo com estudo, cerca de 15% das pessoas já passaram por isso


	Despertar confusional: fenômeno faz a pessoa acordar desorientada
 (Getty Images)

Despertar confusional: fenômeno faz a pessoa acordar desorientada (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 12h00.

São Paulo - Você já acordou meio desorientado, sem saber onde estava e com dificuldade até para andar? Denominado pela ciência como despertar confusional, esse tipo de experiência acontece com cerca de 15% das pessoas. O dado é da revista Neurology.

Recentemente, a publicação divulgou um artigo sobre o tema. Baseado em informações sobre o sono de cerca de 20 mil americanos com 18 anos ou mais, a pesquisa foi realizada por médicos das universidades de Stanford, Minnesota e da francesa Paris Descartes.

De acordo com o texto, aproximadamente 2.400 pessoas (ou 15% dos participantes) relataram que acordaram confusas, pelo menos uma vez, no ano anterior ao estudo. Além disso, 14,8% das pessoas não só acordaram confusas como perambularam à noite alguma vez. 

Ao investigarem as possíveis razões do despertar confusional, os cientistas constataram que 84% das pessoas que passaram por ele tinham distúrbios psicológicos, problemas relacionados ao sono ou faziam uso de medicação psicotrópica (em geral, antidepressivos). 

Segundo os cientistas, depressão, alcoolismo e sono com duração menor que 6h ou maior que 9h são alguns dos fatores que levam as pessoas a acordarem desorientadas.

Como muitas delas usam o celular como despertador, não é raro que tentem atendê-lo no momento em que o gadget toca de manhã, quando o fenômeno acontece. 

Acompanhe tudo sobre:DoençasMedicina

Mais de Ciência

O plano da Nasa contra o asteroide que pode atingir a Lua

Gato selvagem considerado extinto é visto pela 1ª vez em 30 anos; veja vídeo

A solução para os microplásticos? Cientistas criam alternativa biodegradável

Por que algumas línguas do passado são indecifráveis até hoje?