Tecnologia

Instagram testa recurso que "força" exibição de anúncio no feed

Ainda não é possível saber se esse recurso atingirá todos os países

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de junho de 2024 às 13h20.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 14h02.

Instagram começou discretamente a implementar um mecanismo que obriga a exibição de anúncios por alguns segundos antes de ver outras publicações. Conhecido como "ad break", o recurso foi reportado por algumas pessoas nos últimos dias depois após rolarem pela linha do tempo da rede social. As queixas surgiram tanto no X quanto no Reddit.

Na hora da rolagem pelo feed, um anúncio aparece na tela com uma pequena notificação indicando um intervalo comercial (e um contador que pode ser de três ou cinco segundos).

Durante a contagem regressiva, as pessoas são impedidas de pular o anúncio, assim como acontece com a publicidade inicial ao assistir um vídeo do YouTube sem sem assinante Premium. Só após a conclusão do tempo estipulado que o Instagram permite a passagem para a publicação seguinte.

Segundo a Meta, "os intervalos comerciais são uma nova maneira de ver anúncios no Instagram. Às vezes, você pode precisar visualizar um anúncio antes de continuar navegando."


Ainda não é possível saber se esse recurso atingirá todos os países. Por enquanto, a maioria dos relatos mostra o aplicativo configurado em inglês, sugerindo que seria um experimento em algumas partes do mundo.

Também não há informações sobre uma configuração para desativar o intervalo comercial no app, que poderia ser possível no caso de um possível pacote premium, como já acontece no YoutTube.

Acompanhe tudo sobre:Instagram

Mais de Tecnologia

Você sabe o que é telemática? Tecnologia reduziu em 40% as taxas de colisões em estradas, diz estudo

Instagram está implementando 'live' apenas para melhores amigos

Vício em TikTok? O que é 'brainrot' e por que o termo está tão em alta

Mais 168 cidades podem ter internet 5G a partir de sexta-feira; veja a lista

Mais na Exame