IBM cria plano bilionário para salvar energia
A IBM anunciou esta semana, em Nova York, um programa que investirá US$1 bi por ano em tecnologias para economizar energia. O objetivo da empresa é desenvolver novas tecnologias para conexão de redes, armazenamento de dados e aplicativos que consumam menos recursos. A IBM acredita que pode dobrar a eficiência da energia usada em data […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.
A IBM anunciou esta semana, em Nova York, um programa que investirá US$1 bi por ano em tecnologias para economizar energia.
O objetivo da empresa é desenvolver novas tecnologias para conexão de redes, armazenamento de dados e aplicativos que consumam menos recursos. A IBM acredita que pode dobrar a eficiência da energia usada em data centers, por exemplo, num prazo de 3 anos.
A IBM afirma que é a maior operadora de data centers no mundo e tem registrado custos crescentes com energia. Além do custo financeiro, equipamentos que consomem demais impactam negativamente sobre o meio-ambiente.
Entre as áreas que a IBM pretende privilegiar em seu programa estão o desenvolvimento de sistemas de refrigeração (cooling) mais eficazes para servidores e desktops, aplicativos menos pesados e otimização do fluxo de dados em data centers.
De acordo com o jornal New York Times, a só no último ano a IBM inaugurou 20 data centers na China e ela própria espera se beneficiar de tecnologias que economizem energia. A IBM afirma, no entanto, que também pretende oferecer os avanços a empresas de storeage.