Exame Logo

Huawei usa selfie para apresentar funções de novo smartphone

Huawei apresentou hoje o Ascend P7, seu novo smartphone de alta qualidade, concebido para os autorretratos

Modelo segura o Ascend P7, novo smartphone de alta qualidade da Huawei: ponto forte do Ascend P7 são os autorretrataos de alta qualidade (Philippe Wojazer/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 14h36.

Paris - A companhia tecnológica chinesa Huawei apresentou nesta quarta-feira o Ascend P7, seu novo smartphone de alta qualidade, concebido para os autorretratos e com uma grossura de 6,5 milímetros e 124 gramas de peso.

Em um evento realizado em Paris, a empresa anunciou um terminal de 5 polegadas com conectividade LTE muito orientado à captura de imagens que custará 499 euros e com o qual pretende competir de igual para igual com o iPhone 5s da Apple e o Samsung Galaxy S5 .

O ponto forte do Ascend P7 são os autorretrataos de alta qualidade: sua câmera dianteira, composta por cinco lentes, tem 8 megapíxel e f 2.4 de abertura.

A febre pelos "selfies" e o exibicionismo levou a tecnológica a incorporar várias funções que melhoram o resultado dos autorretratos, entre elas, a possibilidade de tirar fotos panorâmicas com a câmera dianteira - ideal para autorretratos em grupo-, uma pequena vista prévia sobre a tela para conseguir o melhor ângulo do fotografado e a opção de utilizar o telefone como espelho.

A ambição de Huawei quanto à captura de imagens também é melhorar sua qualidade em condições de baixa luminosidade e diminuir o tempo de disparo.

Sua câmera traseira, de 13 megapíxels e f 2.0 de abertura, conta com um processador de imagem similar aos presentes em câmeras Nikon e Canon e é ativado em 1,2 segundos pulsando o botão inferior de volume do "smartphone".

A tecnológica chinesa incluiu várias opções de edição de imagens que vão desde acrescentar notas de voz ou marcas de água em fotografias até "otimizar a beleza" do fotografado.

O Ascend P7 tem 5 polegadas e uma resolução de 1.920x1.080 pixels (445 pixels por polegada) e permite introduzir dois cartões SIM de forma simultânea (que podem ser tanto nano como microsim).

Sua tecnologia LTE, sustentada em uma dupla antena, permite download de dados a 150 megabits por segundo.

O Ascend P7 conta com um processador HiSilicon -fabricado por Huawei- de quatro núcleos que funciona a 1,8 Gigahertz e 2 gigas de RAM.


Sua bateria é de 2.500 miliamperes e inclui um modo de economia de energia que permite estender a duração dos últimos 10% de energia até 24 horas reduzindo ao máximo as funções disponíveis.

O aparelho está equipado com a versão 4.4.2 de Android, embora conte com uma interface de usuário própria desenvolvida pela Huawei, a EMUI 2.3.

No projeto, o aparelho é metálico com 7 camadas de material e um acabamento de vidro Gorilla Glass.

O aparelho será colocado à venda na Espanha e outros 30 países europeus e asiáticos em junho nas cores branca, rosa e azul escura.

O executivo-chefe da divisão de consumo de Huawei, Richard Yu, assegurou que com o novo terminal a companhia vai "além da excelência" e que a Huawei não se conforma em ocupar a terceira posição do mercado mundial de smartphones.

Segundo Yu, o Ascend P7 representa uma alternativa sólida à concorrência, onde coabitam não só o iPhone 5S e o Galaxy S5, mas o HTC One M8, o LG G2 -que em breve terá sucessor- e inclusive, em categoria de preço inferior, o Nexus 5.

Segundo a Huawei, o P7 inclui 650 melhoras a respeito de seu antecessor, o Ascend P6 -lançado em 2013 e que vendeu quatro milhões de unidades-.

A tecnológica chinesa, com 4,8% de fração de mercado, foi em 2013 a terceira fabricante mundial que mais "smartphones" vendeu no mundo todo, atrás da Samsung (31%) e Apple (15,6%).

Foram seguidos em vendas LG (muito perto, com 4,8%) e a também chinesa Lenovo (4,5%).

A divisão de consumo da Huawei faturou US$ 9,4 bilhões em 2013, o que representa 23,8% do total dos ingressos da companhia asiática, cujo principal negócio se sustenta nas redes de telecomunicações.

São Paulo – O iPhone 5s , da Apple , chega amanhã ao Brasil e passa a fazer parte de uma lista de smartphones avançados à venda por aqui. Fato é que nunca antes houve no país uma variedade tão grande de dispositivos topo de linha. Existem modelos capazes de agradar a todos os gostos e bolsos: há aparelhos com tela grande, como modelos da Samsung ou Sony, e outros que reúnem boas especificações e preços camaradas, como o Moto X, da Motorola, à venda hoje por cerca de 1,8 mil reais. E a expectativa é que esta lista aumente nos próximos meses: no início de 2014, deve desembarcar no país o Nexus 5, novo smartphone do Google com a LG. Confira nesta galeria estes e outros smartphones que você pode encontrar no Brasil.
  • 2. iPhone 5s

    2 /13(Justin Sullivan/Getty Images)

  • Veja também

    Considerado o mais novo topo de linha da Apple , o iPhone 5s traz como novidade um novo processador A7 de 64 bits e deve ser compatível com o padrão brasileiro para a rede 4G LTE. Disponível nas cores cinza espacial, prateado e dourado, o smartphone conta com tela de 4 polegadas e câmera de 8 megapixels. Por aqui, o iPhone 5s de 16 GB irá custar 3,8 mil reais.  *Matéria atualizada em 21/11, 9h30.
  • 3. iPhone 5c

    3 /13(Andrew Burton/Getty Images)

  • Além do topo de linha, a Apple também traz para o Brasil o modelo colorido, iPhone 5c . Com especificações similares aquelas encontradas na versão anterior do smartphone, iPhone 5, o aparelho traz tela de 4 polegadas e processador A6. A câmera que equipa o iPhone 5c é de 8 megapixels. De acordo com a Apple, o modelo está disponível nas cores branco, rosa, amarelo, azul e verde, mas não se sabe se todas as variantes chegarão ao Brasil. Em relação ao preço, o iPhone 5c de 16 GB irá custar 2 mil reais. *Matéria atualizada em 21/11, 9h30.
  • 4. LG G2

    4 /13(Andrew Burton/Getty Images)

    Recém-lançado no Brasil pela LG , o LG G2 tem tela full HD de 5,2 polegadas e Android 4.2. Equipado com processador de quatro núcleos e 2,26 GHz, o smartphone oferece câmera de 13 megapixels e é compatível com a rede 4G LTE brasileira. Um detalhe em seu design chama a atenção: diferente de outros dispositivos, o G2 conta com o botão liga/desliga na sua parte traseira. À venda no Brasil, o novo topo de linha da LG pode ser encontrado por 2 mil reais.
  • 5. Xperia Z1

    5 /13(Divulgação)

    O Xperia Z1, da Sony , conta com uma super câmera de 20,7 megapixels e é compatível com a rede 4G do Brasil. Além disso, é equipado com Android 4.2, processador de quatro núcleos e, assim como o Xperia Z Ultra, também é à prova d’água. 16 GB de armazenamento interno e 2 GB de RAM também fazem parte do pacote de especificações deste aparelho que conta com tela full HD de 5 polegadas. O Xperia Z1 custa 2,4 mil reais.
  • 6. Moto X

    6 /13(Divulgação)

    Lançado no Brasil em setembro, este smartphone é o primeiro desenvolvido pela Motorola com a cara do seu novo dono, o Google. Um dos destaques do Moto X é o fato de o seu comando de voz ser totalmente capaz de compreender o português. O smartphone tem tela de 4,7 polegadas, tamanho intermediário, e oferece duas câmeras, uma principal com 10 megapixels (MP) e uma frontal com 2 MP. Processador de quatro núcleos e Android 4.2 também estão no Moto X. Disponível nas cores preta e branca, o dispositivo custa 1,8 mil reais.
  • 7. Samsung Galaxy S4

    7 /13(Allison Joyce/Getty Images)

    O smartphone topo de linha da Samsung desembarcou no Brasil em meados de 2013 e é, definitivamente, um dos mais avançados do mercado nacional. Sua tela tem 5 polegadas e oferece duas câmeras, uma traseira, de 13 megapixels (MP), e outra frontal de 2 MP. O smartphone conta ainda com Android 4.2 e está disponível em duas versões: uma equipada com processador de oito núcleos e outra com chip quad core. A primeira é Wi-Fi e 3G, enquanto a segunda é compatível com o padrão brasileiro para a rede 4G LTE. Atualmente é possível encontrar o Galaxy S4 por menos de dois mil reais.
  • 8. Nokia Lumia 925

    8 /13(Divulgação)

    Outro dispositivo da Nokia é o Lumia 925, que foi lançado pela finlandesa no início do ano. O aparelho conta com tela AMOLED de 4,5 polegadas e sistema operacional Windows Phone. Sua câmera tem 8,7 polegadas, é equipada com a tecnologia PureView e flash duplo.  Diferente de outros dispositivos da linha Lumia, o Lumia 925 não é feito em policarbonato, mas conta com partes metálicas que lhe conferem um ar mais elegante. Seu processador é um Qualcomm Snapdragon de dois núcleos e 1,5 GHz. O smartphone pode ser encontrado por cerca de 1,6 mil reais.
  • 9. Xperia Z Ultra

    9 /13(Divulgação)

    Com 6,4 polegadas de tela full HD, o Xperia Z Ultra, da Sony , é outro dispositivo topo de linha que pode ser encontrado no Brasil. Por conta do seu tamanho, há quem diga que o dispositivo está mais para tablet que para smartphone. O aparelho tem Android 4.2 e é equipado com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon de quatro núcleos e 2,2 GHz. Sua câmera tem 8 megapixels de resolução e conta com zoom óptico de 16 vezes com foco automático. Compatível com o padrão brasileiro para a rede 4G LTE, o smartphone oferece ainda TV digital e resiste a água e poeira. O smartphone está à venda na Sony Store e custa 2,6 mil reais.
  • 10. LG Optimus G Pro

    10 /13(Divulgação)

    O smartphone da LG tem tela full HD de 5,5 polegadas, fato que o coloca entre os concorrentes do Galaxy Note 3, da Samsung. Equipado com processador de quatro núcleos, o dispositivo é 4G. Além disso, oferece câmeras de resolução full HD. A principal, traseira, tem 13 megapixels (MP), enquanto a frontal tem 2,1 MP. Um porém é o fato de o dispositivo vir equipado com uma versão ultrapassada do Android, 4.1. O LG Optimus G Pro custa em torno de 1,7 mil reais.
  • 11. Nokia Lumia 1020

    11 /13(Divulgação)

    O novo topo de linha da Nokia tem câmera de 41 megapixels (MP) com tecnologia Pure View, que promete imagens de alta qualidade. Além de estabilizador de imagem, a câmera oferece ainda zoom de alta resolução e captura vídeos em full HD. Sua tela tem 4,5 polegadas, o processador é de dois núcleos e 1,5 GHz e o smartphone tem 2 GB de RAM e 32 GB de memória interna. Por aqui, o Lumia 1020 está disponível nas cores preta, branca e amarela e custa em torno de 2,4 mil reais.
  • 12. Nexus 5

    12 /13(Reprodução/Exame.com)

    O mais novo smartphone do Google , fabricado pela LG, ainda não está à venda no Brasil, mas pode ser encontrado em sites como o Mercado Livre, por exemplo, por cerca de 2 mil reais. O Nexus 5 tem tela full HD de 5 polegadas e roda a versão mais recente do Android, 4.4. O aparelho vem ainda com processador de quatro núcleos de 2,2 GHz e 2 GB de RAM. Além disso, sua câmera traseira tem 8 megapixels (MP) e a frontal conta com 1,3 MP. Ainda não há informações oficiais sobre preço ou data de lançamento no Brasil. A expectativa é que seja anunciado no primeiro semestre de 2014.
  • 13. Agora veja as novidades que a Apple incorporou ao iPhone 5s

    13 /13(Justin Sullivan / Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaHuaweiIndústria eletroeletrônicaSmartphones

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame