Tecnologia

GPS Siga-me

Há quem diga que encontrar diferenças entre aparelhos de GPS é algo bastante difícil e que, na maioria dos casos, o que fará o usuário escolher é o preço. Se olharmos para suas carcaças, provavelmente iremos encontrar bastante fundamento para essa linha de raciocínio. Felizmente, o que cada aparelho traz em seu interior pode fazer […]

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 16h23.

logo-infolab

Há quem diga que encontrar diferenças entre aparelhos de GPS é algo bastante difícil e que, na maioria dos casos, o que fará o usuário escolher é o preço. Se olharmos para suas carcaças, provavelmente iremos encontrar bastante fundamento para essa linha de raciocínio. Felizmente, o que cada aparelho traz em seu interior pode fazer a diferença e transformar um gadget em algo indispensável ou, em alguns casos, em um motivo para dores de cabeça e desordem. O Siga-me Imagem reúne recursos que podem fazer um usuário relevar seu visual simplório e fixá-lo ao pára-brisa.

Equipado com o software IGO Primo 2.0 e mapas da Navteq, esse aparelho pode conduzir motoristas por 1.650 cidades brasileiras. Para encontrar a padaria certa no caminho, ou ainda aquele posto de gasolina em um momento de necessidade, esse aparelho oferece 200 mil pontos de interesse. Há também 13.800 pontos de radar, monitoramento das condições de tráfego e um sistema de navegação por ponto de interesse. Isso significa que, além de falar nomes de ruas, o GPS pode de orientar a “virar à direita depois da farmácia”.

A visualização das informações e elementos do mapa na tela de 5 polegadas é bastante confortável. Mesmo sendo de tecnologia resistiva, ou seja, que exige pressão para reconhecer os toques, o LCD responde bem. Se o uso com os dedos se mostrar desconfortável, há uma caneta inclusa. A recarga de bateria é feita por uma porta miniUSB, que será conectada ao PC ou ao acendedor de cigarros do veículo (conexão de 12 V).

Durante os testes do INFOlab, realizados na cidade de São Paulo e em regiões com bastante interferência, o GPS se comportou muito bem. O recálculo de trajetos demorou em média 4 segundos. A rapidez em encontrar as rotas faz com que alguns defeitos se tornem menos evidentes, como a falta de simulação em túneis e ausência de botões físicos para controlar o volume do aparelho. A busca por endereços ou pontos de interesse é feita em um teclado virtual QWERTY com bom layout. Conforme um usuário digita um endereço, o aparelho dá sugestões e oculta letras desnecessárias.

Como extras, o GPS conta com conversor de medidas, inclusive com informações sobre vestuário, calculadora e reprodutor de música, vídeos, fotos e livros. Tudo pode ser inserido pelo leitor de cartões microSD. O player é compatível com os formatos MP3, M4A, AAC, WAV, OGG, WMA, ASF, MP1, MP22, MP4, WMV e XviD. Assim como em alguns concorrentes, o Siga-me Imagem conta com sintonia de TV-Digital no padrão 1-seg. Um ponto que merece destaque é o acesso à guia de programação das emissoras.

Ficha técnica

Tela5"
Cidades navegáveis1.650
SoftwareiGO Primo 2.0
Peso118 g
Cartão de memóriamicroSD
TVTV-Digital 1-seg
Dimensões13,4 x 8,7 x 1,2 cm

Avaliação técnica

PrósSoftware com bons recursos; TV Digital; grande número de cidades navegáveis;
ContrasTela resistiva; alto-falante com volume baixo;
ConclusãoAparelho com boa relação entre custo e benefício
Média8.0
PreçoR$ 399
Acompanhe tudo sobre:GPS

Mais de Tecnologia

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Roubos de celular no Brasil inspiraram novas atualizações do Android

Mais na Exame