Tecnologia

Governo quer atrair estrangeiras para próximo leilão do 4G

Leilão será realizado em agosto, e, com ele, o governo espera arrecadar entre R$ 7 bilhões e R$ 8 bilhões, segundo o ministro das Comunicações


	Smartphone: inicialmente, as linhas de internet 4G de 2,5 gigahertz, que estão sendo implantadas, atenderão às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, em junho e julho (Divulgação)

Smartphone: inicialmente, as linhas de internet 4G de 2,5 gigahertz, que estão sendo implantadas, atenderão às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, em junho e julho (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 16h45.

Brasília - O governo federal quer atrair empresas estrangeiras para o próximo leilão de frequências de internet móvel de quarta geração (4G) com o objetivo de ampliar a competição, informou nesta quarta-feira o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

O leilão será realizado em agosto, se refere à frequência de 700 megahertz e, com ele, o governo espera arrecadar entre R$ 7 bilhões e R$ 8 bilhões, segundo o ministro em declaração à imprensa.

O ministro afirmou que viajará em junho para os Estados Unidos, para a Europa e, possivelmente, para países asiáticos para divulgar as condições do leilão e conseguir que alguma grande multinacional de telecomunicações se interesse.

Segundo o ministro, neste leilão não será exigido das empresas que ofereçam cobertura em áreas rurais, que são menos rentáveis, o que significará "uma condição mais propicia" aos que se interessarem nas companhias estrangeiras.

O governo pretende aumentar a competição e, por isso, que se baixem os preços dos serviços oferecidos aos usuários e se melhore a qualidade dos mesmos, segundo Paulo Bernardo.

Inicialmente, as linhas de internet 4G de 2,5 gigahertz, que estão sendo implantadas, atenderão às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, em junho e julho.

A cobertura se estenderá até o fim de 2016 a todos os municípios com mais de 100 mil habitantes do país, segundo as regras da licitação realizada em 2012.

A esse leilão, apenas as grandes operadoras brasileiras Vivo, Tim, Claro, Oi e Nextel se apresentaram.

Na licitação de agosto, as empresas serão obrigadas a pagar um valor adicional, que ainda não foi estabelecido, para indenizar os canais de TV, que atualmente transmitem na frequência de 700 megahertz.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasLeilõesTelefonia4G

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA