Tecnologia

Governo planeja utilizar faixa 700 MHz para banda larga

A faixa é ocupada atualmente pelos canais de televisão analógicos


	Internet: a faixa de 2,5 gigahertz, leiloada no ano passado, é mais cara e tem menor cobertura que a de 700 megahertz
 (Getty Images)

Internet: a faixa de 2,5 gigahertz, leiloada no ano passado, é mais cara e tem menor cobertura que a de 700 megahertz (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 22h55.

Brasília - O governo determinou nesta quinta-feira que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) "acelere" a implementação da televisão digital para liberar novas frequências para o serviço de internet móvel de quarta geração.

O decreto, publicado hoje pelo Ministério de Comunicações, refere-se à faixa de 700 megahertz, atualmente utilizada pelos canais de televisão analógicos e usada nos Estados Unidos para a internet 4G.

A Anatel deverá realizar os estudos de viabilidade para usar esta frequência e iniciar os procedimentos administrativos necessários que conduzam a uma futura licitação.

O governo realizou no ano passado uma licitação para oferecer internet 4G com uma frequência de 2,5 gigahertz nas doze cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014.

Essa frequencia oferece uma qualidade maior do que a de 700 megahertz, mas é mais cara e sua cobertura é menor, por isso não é adequada para áreas rurais.

Alguns modelos de telefones inteligentes comercializados no Brasil, entre eles o iPhone 5 da Apple, só oferecem internet 4G em frequências de 700 megahertz.

As primeiras redes de 4G já estão funcionando em Recife, em Pernambuco, e em algumas cidades pequenas do Rio de Janeiro, onde as operadoras realizaram seus testes.

Ao realizar a licitação, o governo colocou como condição o oferecimento de cobertura primeiro nas seis cidades que serão sedes da Copa das Confederações: Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. 

Acompanhe tudo sobre:4GAnatelBanda largaInternetTelefonia

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site