Acompanhe:

Nova GoPro Session tem metade do tamanho das anteriores, mas perde na resolução

HERO4 Session, lançada recentemente, é pequena e tem formato de cubo, mas tem resolução inferior às outras da mesma marca

Modo escuro

Continua após a publicidade
GoPro Session

GoPro Session

L
Leonardo Veras

Publicado em 15 de julho de 2015 às, 16h58.

A GoPro lançou no último domingo (12) a nova HERO4 Session, mais nova integrante da famosa linha de câmeras de ação da empresa americana. Com formato de cubo, ela tem cerca de 50% do tamanho e 40% do peso das demais, o que faz deste modelo o menor e mais leve da marca até agora. A HERO4 Session custa 399 dólares nos Estados Unidos, valor em torno dos 1 250 reais, o mesmo preço da HERO4 Silver. Enquanto ela não chega ao Brasil, quando poderá ser testada no INFOLab, fizemos um balanço das características do aparelho.

Basicamente, esta câmera é pouco mais que uma HERO+ LCD em outro formato. Com laterais de uma polegada e meia, o cubo tem menos de 74 gramas e dispensa case protetor. Ela filma em Full HD, com resolução de 1080p a 60 quadros por segundo (FPS) e 1440p a 30 FPS. Já a resolução das fotos atinge 8 megapixels.

Outro diferencial é a praticidade de operação. Ela vem com dois botões apenas, um para controlar a câmera (com um toque ela começa a filmar ou tirar fotos e com dois ela desliga) e outro para ajustar o Wi-Fi (conectando a câmera ao smartphone). Dois novos microfones, um na parte da frente e outro atrás, prometem diminuir o ruído do vento e melhorar a captura de áudio em qualquer ambiente. 


 

A Hero4 Session é, porém, bem inferior à HERO4 Black e à HERO4 Silver (inferior até mesmo à HERO3 Black) em termos de qualidade de imagem, opções de resolução e de taxa de quadros. A Black, por exemplo, faz captura de vídeo 4K Ultra HD e oferece um recurso de câmera lenta fluída em até 240 FPS. A Session, ainda assim, foi lançada com o mesmo preço que a Silver, que por sua vez faz vídeos de 1080p a 60 FPS e 720p a 120 FPS e fotos de 12 megapixels.  

A grande vantagem dela é mesmo o tamanho reduzido e a construção. O formato de cubo facilita o uso por ser uniforme sob qualquer perspectiva. Isso é importante para uma câmera de ação porque elas são projetadas para serem presas em todo tipo de superfície (pranchas de surfe, eixos de carro, etc.). Imagine por exemplo que a Session e uma HERO comum sejam presas à asa de um avião – neste caso, o formato da Session ofereceria menos resistência ao ar. Por ser menor, ela também pode ser acomodada em espaços restritos. Por fim, ela é à prova de água até 10 metros de profundidade sem a necessidade de proteção extra como nas HEROs comuns, o que a deixa ainda mais compacta. 

Embora ela perca para as outras HERO quando o assunto é resolução e opções de taxa de quadros, a Session mantém muitos dos recursos de software de suas irmãs maiores. Por exemplo, ela consegue usar o SuperView, que amplia o ângulo de visão em troca de mais distorção geométrica. Ela também preserva a configuração de vídeo mais importante: resolução de 1080p a 60 FPS. Por outro lado, o modo de câmera lenta é bem mais limitado com 720p a 100 FPS (100 FPS pode ser convertido ao equivalente de uma câmera quatro vezes mais lenta que o normal em sistemas PAL[25 FPS]). O modo ProTune – que é basicamente um vídeo com bitrate mais alta, algo útil para quem faz edição de imagem – também está mais restrito. Nas outras câmeras, é possível mudar opções como sharpness, ISO e cor.

A bateria aguenta até duas horas de gravação com uma carga completa, segundo a fabricante. Nos nossos testes anteriores notamos que a Polaroid Cube, uma câmera de ação de tamanho similar e maior concorrente da Session, suportou 84 minutos de filmagem em 1080p a 30FPS. A Cube também se diferencia pelo peso (47 g), pela resolução (vídeos com 30 quadros por segundo e fotos com 6 megapixels) e pelo preço (699 reais).

O formato cúbico da Session também permitiu o surgimento de acessórios novos, como o Ball Joint Buckle, um braço giratório basicamente igual ao das outras HEROs, com o diferencial de girar a câmera em 360º sem ter que desprendê-la; e o Floaty, um case que faz com que a Session flutue na água.

A assessoria da GoPro no Brasil informou a INFO que ainda não recebeu a Session. Mas é possível comprar no site oficial da GoPro, com taxa de frete internacional a 80 dólares. Ao que tudo indica, a Session deve atrair mais o consumidor médio por causa de todas essas características. Mas profissionais provavelmente preferirão as HEROs comuns.

Últimas Notícias

Ver mais
Cliente diz ter sido ameaçado por usar notebook em padaria de Barueri
Brasil

Cliente diz ter sido ameaçado por usar notebook em padaria de Barueri

Há um mês

Consumo chinês em 2023 impulsiona crescimento do PIB e estabelece novos recordes
Economia

Consumo chinês em 2023 impulsiona crescimento do PIB e estabelece novos recordes

Há 2 meses

O que é praticagem e como afeta a economia
Um conteúdo Esfera

O que é praticagem e como afeta a economia

Há 2 meses

Ranking 2023: São Paulo é a melhor cidade para fazer negócios no comércio
Brasil

Ranking 2023: São Paulo é a melhor cidade para fazer negócios no comércio

Há 3 meses

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais