Google quer criar computador Star Trek

Amit Singhal, fellow do Google, gostaria que o buscador conseguisse trabalhar com questões mais complexas

São Paulo - O Google divulgou um vídeo que conta a história do seu mecanismo de buscas. No final da gravação, um dos principais engenheiros da empresa diz que sonha com um computador Star Trek, capaz de responder a qualquer tipo de pergunta.

Amit Singhal, fellow do Google (um título dado à elite de pesquisadores dentro da companhia), gostaria que o buscador conseguisse trabalhar com questões mais complexas. No meu mundo ideal, eu seria capaz de chegar até o computador e perguntar: ‘Ei! Qual é a melhor época para plantar sementes na Índia, uma vez que as monções ocorreram mais cedo neste ano?’, afirmou, no vídeo. Quando conseguimos responder a isso, o que ainda não é possível, as pessoas vão fazer perguntas ainda mais complexas.

A afirmação mostra que os engenheiros do Google estão trabalhando nesse caminho. Pode ser algo que leve tempo, mas não é nem um pouco impossível. De certo modo, o computador Star Trek lembra muito o modo de agir da assistente digital do iPhone 4S, a Siri. Embora ela ainda não seja capaz de resolver tarefas extremamente complicadas, reage a perguntas imprevistas e consegue entender diferentes modos de se pedir uma informação.

Tudo indica que a evolução das buscas resultará em sistemas mais humanos, que compreendem linguagem natural e conseguem relacionar dados de diferentes fontes. Tudo isso, claro, em frações de segundo. E o melhor de tudo, dentro do seu computador ou smartphone, ao alcance de poucos cliques.

Veja, abaixo, o computador Star Trek e o vídeo que conta a história do Google.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.