Google Maps faz piada ao indicar rota entre China e Japão
Serviço sugere que usuário cruze o Oceano Pacífico de jet ski. Travessia levaria cerca de 10 horas na velocidade máxima do veículo
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2010 às 15h09.
São Paulo – O resultado da busca por uma rota feita no serviço de mapas do Google mostra que não falta senso de humor aos funcionários da empresa. O jornal britânico Mail Online descobriu isso ao pedir indicações de como ir da China para o Japão, países separados por quase 800 quilômetros de mar.
O resultado da busca dá a descrição do caminho rodoviário a ser percorrido até chegar ao limite entre terra e o Mar da China Oriental. Depois de indicar ao usuário “cruzar o Oceano Pacífico em um jet ski” no trecho entre as cidades de Xangai, na China, e Kagoshima, no Japão, o serviço do Google segue com as instruções padrões do site. Um jet ski tradicional chega a uma velocidade máxima de aproximadamente 80 quilômetros por hora, o que significa que somente o trecho marítimo levaria, no mínimo, cerca de 10 horas para ser percorrido.
O Google Maps informa que o trajeto entre Xangai e Kagoshima levaria 17 horas e 11 minutos para ser percorrido de carro ou sete dias e seis horas para ser completado a pé. A instrução de usar um jet ski, que está traduzida para diversos idiomas, trata-se de um "easter egg", como são chamadas as brincadeiras escondidas em aplicativos que aparecem apenas em determinadas circunstâncias. Em geral, o traçado de rotas entre países separados por um oceano não é exibido.
Não é a primeira vez que a empresa faz esse tipo de piada. Em 2007, o mesmo serviço Google Maps orientava os usuários a atravessarem o Oceano Atlântico a braçadas se pedissem indicações de como ir de Nova York, nos Estados Unidos, para Londres, no Reino Unido. O "easter egg", no entanto, acabou sendo desativado.